Cultura

Seis espaços do Rio recebem programação extensa com o melhor da animação, entre 21 e 29 de julho

Compartilhe Boas Notícias

Alô, animaníacos! O Anima Mundi, um dos mais importantes festivais de animação do mundo e o principal da América Latina, está de volta! De 21 a 29 de julho, seis espaços do Rio de Janeiro— onde o evento aconteceu pela primeira vez, lá em 1993 — vão receber uma programação variada e extensa na 26ª edição do evento.

Além das exibições de longas e curtas-metragens, estão programados debates, apresentação de videoclipes e séries para TV, exposições, games, conteúdos em realidade virtual e 360°, oficinas e um grande cinema ao ar livre. Os ingressos custam entre R$ 8 e R$ 16, além das sessões gratuitas.

Para as mostras oficiais, foram selecionados 405 filmes de 40 países, sendo 108 do Brasil. Ao todo, contando com as especiais, filmes convidados e retrospectivas, o número de títulos chega a 576. Entre os destaques da competição, estão os infantis “The Snow Queen 3: Fire and Ice”, “El Angel en el Reloj” e “Ploey: You Never Fly Alone”, além da estreia do nacional “Tito e os Pássaros”.

Já para os adultos, os aguardados são os longas “As Aventuras de Fujiwara Manchester”, ”Wall” e “The Breadwinner”, que foi  indicado ao Oscar e venceu o Annecy. Há também produções brasileiras premiadas no mesmo festival, como “Leica – Everything in Black and White”.

Os curtas são apresentados em sessões com até duas horas de duração, e o vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi estará qualificado para disputar o “Oscar”. Veja a lista completa dos filmes selecionados para as mostras oficiais!

No Rio, o Anima Mundi será realizado no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no CCJF (Centro Cultural Justiça Federal), no Centro Cultural Correios, na Praça dos Correios, na Casa França Brasil e no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). O festival passa depois por São Paulo, entre 1º e 5 de agosto.

Confira mais destaques do evento:

  • Anima Forum

Pensado também para os profissionais do ramo, o Anima Forum promove, entre 24 e 27 de julho, palestras, mesas-redondas e masterclasses voltadas para os interessados no desenvolvimento do mercado de animação. Nesta edição, o evento acontece no Centro Cultural dos Correios e vai abordar três áreas de interesse: o mercado, o profissional e a obra.

  • Espaço de VR Oi 360°

O Anima Mundi apresenta o Espaço de VR Oi 360° neste ano, que vai exibir no CCBB curtas interativos de realidade virtual e 360°, de estúdios como o National Film Board of Canada, Penrose, Baoba, Fable, Aardman, Google Spothlight e o brasileiro Arvore.

  • Cinema ao ar livre

Outra novidade do festival é a volta da Praça Animada, agora em estilo open air. Ela vai funcionar de 25 a 28 de julho, com duas sessões gratuitas diárias ao ar livre, às 18h30 e às 20h, na Praça dos Correios. Com iluminação especial, espreguiçadeiras e cadeiras, o local terá capacidade para até 300 pessoas, área de convivência e comidinhas gourmet em food trucks, food bikes e barracas. A projeção será a laser em uma enorme tela de 9×5 metros, onde serão exibidos curtas não competitivos e a Sessão Especial Brasil em Annecy. Haverá ainda oficina de reciclagem para o público e distribuição de pipoca e refrigerante.

  • Anima Mundi na FLIP

Aproveitando que acontecem simultaneamente, pela primeira vez, o Anima Mundi vai marcar presença também na FLIP (Feira Literária de Paraty), com oito sessões de curtas-metragens no recém-reformado cinema da cidade, ampliando a difusão do conhecimento sobre literatura e animação no Brasil.

  • Acessibilidade

A sessão AnimaAzul, programada especialmente para crianças autistas, será no dia 28 de julho, às 10h, no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. A Animaterna, para bebês de até 18 meses, acontece no dia 29 de junho, às 10h, no mesmo espaço.

  • Cinemão

Um carro inspirado no “caveirão” da Polícia Militar vai levar cinema às comunidades pacificadas do Rio. O veículo possui uma tela inflável gigante e é usado como sala de projeção itinerante. Idealizado e dirigido por Cid Cesar Augusto, o projeto Cinemão apresenta aos moradores produções independentes nacionais, com o slogan “Veículo de Ocupação Tática da Cultura”. Nos dias 21, 22, 28 e 29 de julho, haverá sessões em Quilombo Cafundá Astrogilda (Vargem Grande), Sepetiba, Bangu e Caxambi, para um público esperado de 400 pessoas.

Irado, né? Acesse a programação completa e já anota aí na agenda!

Fonte: Catraca Livre

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago