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Sistema de bicicletas compartilhadas que ficam soltas pela cidade estreia em SP

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Serviço da Yellow Bike começa com 500 bikes; objetivo é chegar a 20 mil até o fim de 2018, segundo a empresa.

O primeiro serviço de compartilhamento de bicicletas que permanecem soltas pelas vias da cidade começa a operar nesta quinta-feira (2) em São Paulo. As bicicletas do Yellow Bike ficam bloqueadas nas calçadas, e o ciclista as desbloqueia por meio de um aplicativo de celular.

O sistema, chamado de “dockless”, dispensa os pontos de estacionamentos específicos para as bicicletas. É o primeiro do tipo a entrar em operação na cidade.

“Nessa primeira fase estamos colocando 500 bicicletas à disposição na cidade”, diz Luiz Felipe Marques, diretor de marketing da Yellow Bike. Ele reforça que é uma fase piloto, que deve durar cerca de duas semanas.

Algumas bicicletas da empresa já haviam sido colocadas nas ruas para testes antes. A diferença é que agora elas podem ser usadas por qualquer pessoa que tenha o aplicativo. O serviço custa R$ 1 a cada 15 minutos de utilização.

A princípio, a operação ficará concentrada entre as Zonas Oeste e Sulo, na região do Centro Expandido. Ou seja, uma bicicleta deixada na Zona Norte provavelmente será levada de volta à área inicial pela empresa.

Segundo Marques, o serviço coletará informações sobre os locais com maior demanda para as bikes. A ideia é colocar mais 1.500 bicicletas na rua após a fase piloto e, posteriormente ampliar o número até chegar a um total de 20 mil pela cidade até o fim de 2018.

GPS e furtos

As bicicletas têm GPS integrado, de modo que a localização de cada uma sempre esteja monitorada e possa ser vista através do aplicativo. Para evitar furtos, elas são equipadas com acessórios feitos especificamente para o modelo da empresa e que não podem ser usados em outras marcas do mercado.

Ariel Lambrecht, um dos fundadores da empresa, explica que a própria bicicleta foi pensada para evitar furtos. “Em primeiro lugar, la é feita de aço, uma matéria muito mais barata que o alumínio”, diz.

Além disso, “alguns parafusos você não consegue, com uma ferramenta comum, remover. O parafuso da roda, por exemplo, não existe uma chave que consiga abrir ele”, afirma, “a não ser que você tenha uma ferramenta que a Yellow tem pra fazer a montagem”.

Lambrecht diz também que as partes da bicicleta, como o selim, não seguem o padrão da indústria e não podem ser adaptados em unidades de outro fabricante. “Algumas pessoas vão roubar no começo, mas a hora que eles perceberem que não tem utilidade, isso vai cessar os roubos”, diz o sócio.

Eduardo Musa, CEO e também cofundador da Yellow, afirma que as experiências ao redor do mundo que não deram certo, como em Manchester, na Inglaterra, tinham poucas bicicletas rodando – quanto mais unidades, maior a vigilância da sociedade. “O sistema [de compartilhamento de bicicletas] só funciona em altíssima densidade”, diz.

Esse é um dos motivos, segundo Musa, de atuar em uma área específica da cidade. “Uma bicicleta isolada fica fora do sistema”, afirma.

Aplicativo

Para usar a bicileta, é preciso baixar um aplicativo da Yellow. Diante da bicicleta, o aplicativo lerá o código de cada uma e o cadeado será aberto automaticamente. A partir deste momento, o cronômetro começa a calcular o tempo de viagem.

Em decreto assinado em setembro de 2017, o então prefeito João Doria (PSDB) estabeleceu novas regras para o compartilhamento de bicicletas na cidade.

De acordo com o decreto, é de obrigação das operadoras fornecer os dados das viagens à Prefeitura, além de garantir a liberação da bicicleta com Bilhete Único.

Fonte: G1

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