• ter. abr 23rd, 2024

Servidor aposentado faz a segunda doação de medula óssea em menos de 3 anos

fev 7, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Doador fez procedimentos diferentes nas duas vezes que doou.

Wilmar Nery da Silva, servidor aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, fez a doação de medula óssea pela segunda vez em menos de 3 anos. Doador de sangue desde 1990, quando seu sogro passou por uma cirurgia e precisava do banco de sangue, Wilmar se tornou doador de medula em 2016, quando percebeu que conseguiria salvar vidas de uma forma “fácil”.

Para doar medula é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e ter boa saúde. Para fazer o cadastro, basta procurar o hemocentro mais próximo para esclarecer qualquer dúvida, em seguida será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml), para realização do exame de compatibilidade que identifica as características genéticas de cada indivíduo, depois estes dados são inseridos no cadastro. Quando a compatibilidade é confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

Existem dois métodos de doações, no primeiro o doador passa por um exame clínico para confirmar o bom estado de saúde, não precisando mudar nenhum hábito de vida, trabalho ou alimentação.

Confirmado o estado, a doação é feita no centro cirúrgico, sob anestesia geral ou peridural, e dura aproximadamente 90 minutos. Este foi o procedimento que Wilmar passou em 2016 .“Parece mais como um desconforto, como dor de academia”, contou ele.

Na outra forma de doação, o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco circulantes no seu sangue. Após esse período, a pessoa faz a doação por meio de uma máquina própria, que colhe o sangue da veia.

Esse foi o procedimento que Wilmar fez neste mês de janeiro e conta que esse é mais simples ainda, com todos os instrumentos descartáveis e que não houve dor alguma depois. “A única mudança que sinto é poder dar a possibilidade de alguém continuar brigando pela vida”, ressaltou.

*Com informações da assessoria

Loading