Tecnologia

Solta a voz! Google vai mostrar qual é a música só com sua voz cantarolando

Compartilhe Boas Notícias

Quem nunca ficou com uma música na cabeça e passou dias e dias cantarolando sua melodia? Pois o Google anunciou na quinta-feira (15), durante o evento global “Search On”, um novo recurso para ajudar nesta busca.

Se antes o recurso de microfone do seu app para celular —ou o Google Assistente— conseguia reconhecer uma música que estava tocando no ambiente, agora não são necessárias tantas informações. A promessa é que a nova ferramenta “hum to search” (murmure para buscar, em tradução livre) permita que você simplesmente cantarole (só no lá-lá-lá mesmo), assobie ou cante um trechinho da canção para solucionar este mistério.

A ferramenta só está disponível em inglês no iOS e em mais de 20 línguas no Android, com planos de expansão. Segundo as instruções, você deve abrir a última versão do aplicativo do Google, apertar o ícone do microfone e dizer “what’s this song?” (que música é essa?, em tradução livre), ou clicar no botão “Search a song” (procurar uma música). Daí, basta começar a cantar por dez a 15 segundos.

Imagem: Reprodução/Google

Pelo Google Assistente deve ser feito o mesmo: dizer “Hey Google, what’s this song?” (Hei, Google. Que música é essa?) e então mostrar o que você sabe da música. O resultado da busca vai mostrar canções que possam bater com a melodia que você apresentou.

Tilt fez o passo a passo usando o aplicativo em um smartphone com sistema operacional Android e configurações em português. Perguntamos “que música é essa?” o que de fato acionou o recurso. Tentamos cantarolar “Me Gusta”, o novo sucesso da cantora Anitta (com letras em inglês e espanhol) mas o aplicativo não reconheceu a música, embora tenha apresentado outra opção com porcentagens de correspondência. Repetimos o teste com “Evidências” de Chitãozinho e Xororó e o app a identificou de primeira, embora com outros intérpretes.

De acordo com o Google, o recurso funciona usando seus modelos de aprendizado de máquina para “transformar o áudio em uma sequência baseada em número que representa a melodia da música”. Em linguagem mais simples, é como se fosse uma “impressão digital” da música, que pode ser comparada com as canções de seu banco de dados.

A empresa explica que treina esses modelos em “uma variedade de fontes, seja pessoas cantando, assobiando ou cantarolando, bem como gravações de estúdio”, retirando instrumentos e qualidade vocal para focar apenas nesta sequência numérica. Ou seja: em tese, a afinação não é um requisito para você ter sucesso nas buscas.



Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/10/16/solta-a-voz-google-vai-mostrar-qual-e-a-musica-so-com-sua-voz-cantarolando.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago