Curiosidades

Star Wars: engenheiros criam um sabre de luz real que “liga e desliga”

Compartilhe Boas Notícias

Você já deve ter visto por aí mais de um projeto que tenta trazer à vida real os sabres de luz da franquia Star Wars. Muitos desses projetos são obra do canal The Hacksmith, formado por um grupo de youtubers engenheiros obcecados por ficção científica e cultura pop. O novo protótipo deles, porém, parece ser o mais realista até aqui.

Usando um punhal feito em uma impressora 3D que expele um plasma de propano comprimido com oxigênio, o time de engenheiros conseguiu recriar a lâmina das espadas futuristas usadas por Jedis e Siths no universo de Star Wars. Segundo James Hobson, o líder do projeto, este é o primeiro sabre de luz com lâmina retrátil do mundo.

O que impressiona no sabre de luz criado por Hobson e sua equipe é que ele consegue não só manter o formato de uma lâmina estável, sem precisar de uma haste metálica, como também pode ser ligado e desligado como os sabres de Luke Skywalker e companhia por uma simples válvula que controla o fluxo de propano saindo do punhal.

O resultado é uma lâmina de 2.200 graus Celsius capaz de cortar peças de metal. Ao contrário dos sabres da ficção, porém, este não é completamente portátil e depende de um tanque de gás, ligado por uma mangueira, para manter a lâmina acesa.

Por outro lado, os engenheiros conseguem fazer a lâmina mudar de cor usando sais especiais. Ácido bórico, por exemplo, deixa a lâmina verde.

No vídeo de demonstração divulgado pelo canal na quinta-feira (15), é possível notar outras diferenças em relação ao sabre de luz da ficção.

A lâmina, embora estável, não é rígida como a dos filmes, de modo que não é possível movê-la em alta velocidade sem que direção mude pela pressão do ar. Ou seja: não dá para fazer acrobacias ou malabarismo como fazem os personagens do cinema.

Ainda assim, o resultado chama a atenção.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/10/18/star-wars-youtubers-criam-primeiro-sabre-de-luz-real-que-liga-e-desliga.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago