• ter. abr 9th, 2024

SUS será obrigado a fazer exame de câncer em 30 dias graças a nova PL aprovada

out 18, 2019
Compartilhe Boas Notícias

O Senado aprovou na quarta-feira, 16, o projeto de lei que estabelece um prazo de 30 dias para que exames de diagnóstico de câncer sejam feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contados a partir do pedido médico.

De autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o projeto estabelece que o prazo valerá para exames necessários nos casos em que tumores cancerígenos (chamados de neoplasia maligna no jargão médico) sejam a principal hipótese do profissional de saúde. É preciso ter uma solicitação fundamentada do médico responsável para o prazo ser aplicado.

O projeto de lei será incluído na Lei 12.732, de 2012, que assegura o início do tratamento contra o câncer (cirurgia, quimioterapia ou radioterapia) pelo sistema público em até 60 dias após o diagnóstico.

Dados do Ministério da Saúde, de 2016, dão conta que apenas 57% dos doentes iniciaram a terapia dentro do prazo de 60 dias. Os dados de mortalidade por câncer mais recentes afirmam que 107.470 homens e 90.228 mulheres morreram por ano pela doença em 2018.

“Casos mais avançados, mesmo que submetidos ao melhor e mais caro tratamento disponível, têm chance muito menor de cura ou de longa sobrevida, quando comparados aos casos detectados e tratados ainda no início. Em resumo, o momento da detecção do câncer impacta decisivamente a sua letalidade, ou seja, o percentual de pessoas acometidas que vêm a falecer por causa da doença”, disse para a Agência Brasil o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator da matéria.

Vencendo o câncer

Não entrar para as estatísticas fatais que o câncer provoca é um desafio, e quem o supera tem muitos motivos para comemorar. Foi o caso da apresentadora Ana Furtado, que celebrou o primeiro Outubro Rosa de sua vida após se curar do câncer.

Ela teve câncer de mama e foi diagnosticada em 2018. “Sou grata a vocês por tanto e pela fé que nos move. Hoje, no meu primeiro Outubro Rosa curada do câncer de mama, quero celebrar com vocês a VIDA. Ao longo dos últimos meses, compartilhei com vocês por aqui a #MinhaVitóriaRosa. Agora, quero ouvir as histórias de cura de vocês. Quero que possamos juntas inspirar e encorajar mais mulheres que estão hoje no caminho da vitória”, disse em post no Instagram.

Fonte: Hypeness

Loading