• ter. abr 16th, 2024

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, afirma nova pesquisa

out 11, 2019
Compartilhe Boas Notícias

A companhia de um amigo de quatro patas também reduz em cerca de um terço o risco de sobreviventes de infartos ou derrames voltarem a sofrer esses problemas

Pesquisadores da American Heart Association publicaram dois estudos indicando que ter um cachorro pode nos ajudar a viver mais e com melhor qualidade de vida. Ao realizar análises em um banco de dados, eles constataram que, de modo geral, donos de cães diminuem o risco de morte prematura em pelo menos 24%. 

Em um primeiro estudo, os cientistas observaram que os mascotes podem ser ótimos para quem já sofreu uma doença cardiovascular, como infartos e derrames, reduzindo em cerca de um terço os riscos dessas pessoas voltarem a apresentar esses problemas. 

Para realizar essa investigação, os pesquisadores utilizaram dados de 300 mil suecos, com idades entre 40 e 85 anos, e que já sofreram um infarto ou um ataque isquêmico —  problema similar a um acidente vascular cerebral ( AVC).

Os pesquisadores notaram que, entre os sobreviventes de ataques isquêmicos que viviam somente com cachorros, o risco de morte era 33% menor em comparação com quem não tinha nenhum cãozinho. Para os donos de cães que já tiveram derrames, o risco de morrer era 27% menor.

Em uma segunda pesquisa, foram analisados dados de outros estudos, somando informações de 3,8 milhões de pessoas maiores de 18 anos. Entre as pessoas que eram donos de cães, o risco de morte precoce era 24% inferior em relação ao resto da população e as chances de se ter um ataque cardíaco caíam em 65%.

“Estudos anteriores já indicaram que donos de cachorros possuem menor isolamento social e interagem mais com outras pessoas”, explicou o pesquisador Tove Fall, em comunicado. “Além disso, manter um cão é uma boa motivação para atividade física”.

Fonte: Galileu

Loading