Território Livre do Analfabetismo: DF ganha prêmio do governo

Visualizado 1.764 vezes
Território Livre do Analfabetismo: DF ganha prêmio do governo
Avalie este conteúdo

O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a receber o Selo de Território Livre do Analfabetismo, do Ministério da Educação.
O selo presta homenagem às localidades que atingem 96% de alfabetização, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O DF atingiu o índice de 96,5%.
O selo foi entregue na semana passada pelo ministro da Educação, Henrique Paim, ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
O secretário de Educação do DF, Marcelo Aguiar, disse que o desafio agora é buscar os analfabetos que restam na capital, para seguir avançando.
“É a parte mais difícil, porque são justamente os mais velhos, os que têm resistência em se alfabetizar, e a população de rua. Nosso trabalho será duro porque é preciso buscar as pessoas e convencê-las a se alfabetizar”, disse.
O governador Agnelo Queiroz explicou que a alfabetização na capital é feita por meio da Educação de Jovens e Adultos e pelo Programa DF Alfabetizado.
Os beneficiários do Bolsa Família que integram o DF Alfabetizado recebem uma bolsa de incentivo do governo local.
Ao entregar o selo, o ministro da Educação, Henrique Paim, disse esperar que outros estados superem o índice de 96% de alfabetização.
“Queremos que essa seja uma situação que tenhamos em breve em todo o país. Vale lembrar que nunca é tarde para estudar”, disse.
A dona de casa Maria do Socorro Nunes, de 61 anos, participou do evento e deu exemplo de perseverança em busca da alfabetização.
De volta aos estudos há três anos, ela aprendeu a ler e faz planos para não abandonar mais a escola.
Maria do Socorro que vive no Gama, cidade próxima ao Distrito Federal, comemorou: “Estudar me faz sentir bem; faz bem para saúde. E o que aprendo posso ensinar para outras pessoas da comunidade”, disse.
Com informaçoes da Agência Brasil

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Território Livre do Analfabetismo: DF ganha prêmio do governo"

Deixe um comentário

Translate »