Superação

Tornozelo protético inteligente é evolução nunca vista antes

Compartilhe Boas Notícias

A nova tecnologia de prótese do tornozelo está superando esses desafios.

A evolução dos membros protéticos foi considerável nas últimas décadas, entretanto, eles ainda precisam evoluir muito para realmente replicar um membro humano, na maior parte, por conta de questões que imitam os muitos movimentos sutis e sensações naturais de um membro real.

Diferentemente dos tornozelos protéticos tradicionais, que trabalham para absorver o choque por meio de molas e estofamento, a nova tecnologia é capaz de se adaptar a diferentes superfícies do solo, de acordo com a maneira do usuário caminhar. Além disso, o protótipo se move sozinho – imitando um tornozelo real -, controlando a inclinação do pé, erguendo o dedão do chão para administrar superfícies instáveis ou irregulares.

A prótese funciona de forma eficiente graças a um  pequeno motor, atuador, sensores e chip que trabalham em conjunto. Essas pequenas peças, localizadas na parte interna do equipamento, são controladas por meio do chip, que é capaz de detectar o movimento e regular cada passo, se adaptando à superfície em que o pé está em contato ou permanece parado, dependendo do que o usuário precisa.

Como explica o professor de engenharia mecânica da Universidade de Vanderbilt, Michael Goldfarb, “em primeiro lugar, o dispositivo se adapta ao que o rodeia. Você pode subir as encostas, descer ladeiras, subir e descer escadas, e o dispositivo descobre o que você está fazendo e funciona como deveria”, informou em um comunicado à imprensa.

O tornozelo protético foi testado por um usuário acostumado com próteses, Mike Sasser, que elogiou o dispositivo. “Eu tentei tornozelos hidráulicos que não tinham nenhum tipo de microprocessador e eles eram desajeitados, pesados – e implacáveis – para uma pessoa ativa. Esse não é assim”, disse ele.

Apesar do dispositivo ainda estar em estágio inicial e funcionar por meio de uma energia cabeada, a equipe de pesquisadores planeja resolver isso para que a comercialização da prótese seja possível nos próximos dois anos.

Fonte: Tecmundo

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

11 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago