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Transição energética. Niterói investe R$ 179 milhões na compra de 50 ônibus elétricos

Evitar a disparada dos preços dos veículos é uma estratégia diretamente relacionada aos planos da joint venture TEVX Higer no País. Em novembro, a companhia anunciou no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran) a intenção de importar, no primeiro trimestre de 2025, o caminhão EON E-Truck 6×4 e peso total bruto (PBT) de 49 toneladas, furgões usados principalmente no serviço de entregas do e-commerce e caminhões menores destinados, por exemplo, à coleta de lixo e lavagem de ruas.

“O EON E-Truck possui bateria CATL de última geração, mais compacta e eficiente, e grande capacidade para o transporte de cargas pesadas e minérios”, revela o CEO.

Importar caminhões e veículos comerciais elétricos ajudará a empresa a sentir a receptividade de seus produtos pelo mercado. Em seguida, o passo da TEVX Higer será bem mais ambicioso: construir uma fábrica no interior do Estado de São Paulo, com inauguração prevista para 2026. Na primeira fase, ela receberá os lotes de peças e componentes para fazer a montagem internamente. A ideia, porém, é fazer a transição para a produção local.

Com investimento de US$ 110 milhões nos dois primeiros anos, a nova fábrica terá capacidade instalada de 400 veículos produzidos por ano em um turno e vai gerar de 150 a 200 empregos diretos. “No primeiro ano, vamos fabricar ônibus, com a expectativa de expandir para a produção de caminhões e vans”, finaliza o executivo da TEVX.

Novos veículos do modelo Azure A12 BR, adquiridos da chinesa Higer Bus, começarão a circular na cidade no primeiro semestre de 2025

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