Curiosidades

Tumbas de 3,5 mil anos com tesouros da Grécia Antiga são encontradas

Compartilhe Boas Notícias

Locais guardam artefatos preciosos que datam da Idade do Bronze, como um anel, obras de arte e um colar da deusa egípcia Hathor

Arqueólogos da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, descobriram duas tumbas de 3,5 mil anos, que foram erguidas na Idade do Bronze. Nelas estavam escondidos artefatos preciosos, como âmbar báltico (resina fossilizada), pedras ametistas do Egito e ornamentos banhados em ouro.

As tumbas estão na cidade grega de Pylos, próximo à uma área onde foi enterrado um homem conhecido como “o guerreiro Griffin”. Ele era poderoso e ajudou a fundar a civilização Minoica, que nasceu no final da Era do Bronze.

O sítio arqueológico foi escavado por mais de 18 meses. O estudo da região pode ajudar a compreender a história da civilização grega.

Dentro da tumba, os pesquisadores encontraram um anel de ouro com entalhes de dois touros acompanhados de grãos de cevada. Isso, segundo eles, diz muito sobre os hábitos agrícolas dos gregos antigamente. 

“É uma cena interessante da criação de animais: gado misturado com a produção de grãos. É a fundação da agricultura”, disse em comunicado Jack Davis, arqueólogo. “Até onde sabemos, é a única representação de um grão na arte de Creta e na civilização Minóica.”

Peças de arte que mostram figuras mitológicas também foram encontrados. Entre elas, um colar da deusa egípcia Hathor e uma pedra com criaturas parecidas com leões, que carregavam um vaso e um queimador de incenso.

Ambos enfeites representam o ato de fazer um tributo religioso, segundo os pesquisadores. “Um problema é que nós não temos escritos do período Minóico e Micênico que falam de religião e explicam a importância desses símbolos”, comentou Sharon Stocker, arqueólogo que participou do estudo. 

Os pesquisadores ainda apontam que as tumbas eram sinal de riqueza, pois os tesouros ficavam protegidos de bandidos por cerca de 40 mil pedras do tamanho de melancias. 

Fonte: Galileu

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago