Coronavirus

UFMG desenvolve solução à base de nióbio que desativa a covid-19

Compartilhe Boas Notícias

Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) desenvolveram uma produto à base de nióbio que desativa o novo coronavírus em diferentes tipos de superfícies. A solução, que não traz efeitos nocivos às pessoas ou ao meio ambiente, pode ser produzida na forma de gel ou líquido spray.

Crédito: Divulgação. UFMG desenvolve solução à base de nióbio desativa a covid-19

A fórmula se mostrou eficiente para a proteção de superfícies equipamentos e utensílios nos ambientes médico e odontológico, mas também em ambiente doméstico. Os testes foram realizados laboratório e deverá chegar à população em breve.

“Sintetizamos uma forma nova de polioxoniobato com capacidade de gerar espécies de oxigênio que desativam de forma eficiente uma elevada carga do coronavírus. Essas espécies de oxigênio são liberadas no meio ao se deparar com uma bactéria ou um vírus”, contou o professor Luiz Carlos Oliveira.

Oliveira é docente do Departamento de Química do ICEx (Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais). “Em testes preliminares, eles apresentaram excelentes propriedades e ações fungicida, bactericida e virucida”, concluiu.

A solução foi registrada pela startup Nanonib®, criada pelo grupo da Universidade em parceria com investidores privados. Segundo o professor, a intenção é criar produtos à base de nióbio para aplicações nas áreas de saúde e cosméticos.

Nota da UFMG

A plataforma de nióbio deverá incorporar outras tecnologias e materiais nobres.

A invenção foi protegida pela UFMG, por meio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), e está em processo de análise pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Com sede no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), a Nanonib® foi fundada em 2019 com foco na produção de materiais avançados e novos produtos contendo o nióbio para aplicações diversas nas áreas de saúde e cosméticos. Os sócios pesquisadores são professores da UFMG e protagonizaram vários casos recentes de licenciamento e transferência de tecnologia da Universidade.

Em 2019: bijuterias de nióbio

Em julho de 2019, em uma transmissão pelas redes sociais durante a cúpula de líderes do G20, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exibiu produtos feitos com nióbio e comprados por sua equipe em Osaka, no Japão, país que sediava o encontro.

De acordo com Bolsonaro, o uso do nióbio para a produção de bijuterias seria uma boa oportunidade comercial para o Brasil.



Fonte: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/ufmg-desenvolve-solucao-a-base-de-niobio-que-desativa-a-covid-19/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago