• ter. mar 12th, 2024

Um copo de suco de laranja por dia reduz risco de perda de memória

dez 11, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Beber apenas um pequeno copo de sumo de laranja por dia pode reduzir o risco de desenvolver demência em cerca de 50%, revela um novo e extensivo estudo.

Uma equipe de pesquisadores norte-americanos seguiu 28 mil homens durante 20 anos e examinou como o seu consumo de fruta e vegetais afetou a função cognitiva.

Os indivíduos que beberam um pequeno copo de suco diariamente apresentaram em média uma porcentagem 47% menor de virem a sofrer de problemas de memória, seguir instruções ou de se orientarem em áreas que lhes eram familiares.

Changzheng Yuan, a líder e autora do estudo, disse que o consumo a longo prazo de vegetais, fruta e de suco de laranja “pode ser benéfico”.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que realizou a pesquisa, questionou os homens – com uma idade média de 51 anos – a cada quatro anos acerca do seu consumo de frutas e vegetais, revela a publicação britânica MailOnline.

O grupo com o maior consumo de vegetais ingeriu cerca de seis porções diárias, uma xícara igualando uma porção. Já o grupo com o menor consumo comeu apenas duas doses diárias.

De modo semelhante à fruta, o grupo principal consumiu cerca de três porções por dia, comparativamente ao grupo que menos ingeriu.

Em seguida, os homens foram submetidos a testes de memória e raciocínio quando atingiram os 73 anos.

Foram questionados se se recordavam ou não de acontecimentos recentes e de itens nas suas listas de compras.

O estudo apurou que no geral, 6,6% dos homens que ingeriam mais vegetais desenvolveram funções cognitivas fracas e não foram bem sucedidos nos testes, enquanto que 7,9% dos homens que comia as menores quantidades de apresentavam a menor função cognitiva.

Enquanto que o consumo de fruta não pareceu ter uma grande influência nos problemas cognitivos moderados, já beber suco de laranja teve esse efeito positivo.

O estudo, publicado no periódico científico Neurology, revelou que apenas 6,9% dos indivíduos que beberam suco de laranja começou a ter problemas cognitivos.

Comparativamente a 8,4% dos homens que ingeriram aquela bebida menos de uma vez por mês.

Yuan disse: “O papel protetivo associado ao consumo regular de suco de fruta foi sobretudo observado entre os homens mais velhos”.

“Tendo em conta que o suco de fruta apresenta geralmente um alto teor de calorias devido à presença de açúcares concentrados da fruta em si, é melhor consumir não mais do que um pequeno copo por dia”, alertou.

Fonte: Ao Minuto

Loading