• ter. abr 16th, 2024
Compartilhe Boas Notícias

Tour virtual com mestres do modernismo espanhol permite visita a uma das mais importantes exposições da atualidade no Brasil

Topa um passeio virtual pela exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”? Com obras da coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, a mostra está em cartaz até o dia 8 de junho no Conjunto Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo (SP). Desde a semana passada, é possível deslizar os olhos pelas 87 obras de modernistas espanhóis que marcaram – e transformaram – a história da arte no século XX. Entre eles, estão nada menos que Pablo Picasso, Joan Miró, Salvador Dalí, Julio González e Luis Fernández.

Tudo começa em 1936, ano da primeira grande homenagem a Picasso na Espanha. Multidões estiverem em Madri e Bilbao, mas a eclosão da Guerra Civil Espanhola (1936 a 1939) obrigou a interrupção da exposição. A mostra brasileira retoma a história e as diferentes contribuições do fundador do cubismo e de seus contemporâneos.

Pablo Picasso. Retrato de Dora Maar (1939). Óleo sobre madeira.

Subsolo
Reúne obras de artistas modernistas espanhóis que, como Picasso, foram profundamente influenciados pela relação arte e natureza nas primeiras três décadas do século XX.

Primeiro Andar
A linha do tempo relata as diversas etapas na produção artística de Picasso. Também neste andar, você poderá uma reprodução da Guernica http://www.museoreinasofia.es/coleccion/obra/guernica . A produção da mostra projetou numa sala escura o painel que retrata o horror da Guerra Civil Espanhola.

Segundo Andar
É quando começa o passeio pelas obras de modernistas espanhóis, como Joan Miró e Salvador Dalí. Vale ir com calma com o mouse e deixar-se encantar com as imagens. Um destaque é a escultura Don Quichotte (Dom Quixote), de Julio González Pellicer.

Terceiro Andar
As paredes estão repletas de estudos e desenhos de Picasso. A sala foi pintada toda em negro para marcar o terror durante a Guerra Civil Espanhola (1936 a 1939). É a representação da opressão do governo do General Francisco Franco.

Quarto Andar
O último andar da exposição apresenta gravuras de Pablo Picasso. Nota-se a evolução do traço do genial pintor.

Em São Paulo, o CCBB fecha às terças-feiras. De quarta a segunda, funciona das 9h às 21h. Além da capital paulista, o CCBB do Rio de Janeiro (RJ) vai receber a exposição de 24 de junho a 7 de setembro. A entrada também será gratuita.

Loading

Deixe um comentário