• ter. mar 26th, 2024

Uma boa notícia: camada de ozônio pode se recuperar totalmente

Compartilhe Boas Notícias

Não é sempre que cientistas vêm a público para dar boa notícia na área ambiental.

Pois foi exatamente isso o que aconteceu nesta quarta-feira (10). Segundo um painel de 300 cientistas das Nações Unidas e da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o buraco na camada de ozônio não está apenas diminuindo. A camada que protege a Terra de perigosos raios solares pode estar completamente recuperada até o meio do século.

A camada de ozônio é um “filtro” de gás ozônio (O3) que fica na estratosfera. Ela absorve raios ultravioletas do Sol. Na década de 1970, cientistas descobriram que existia uma enorme buraco nessa camada, na região da Antártica, e que esse buraco foi causado pela ação humana – a emissão de clorofluorcarbonos, os CFCs. Na década de 1980, os países do mundo se reuniram e assinaram o Protocolo de Montreal, que proíbe lançar esses gases na atmosfera.

O buraco continua lá desde então – ele se manifesta anualmente, na primavera. Mas recentemente, parou de crescer e, pela primeira vez, os cientistas anunciaram que o ozônio está se recuperando. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), essa recuperação é resultado direto da ação internacional ao proibir as emissões. O estudo do Pnuma considera que a proibição evitou mais de dois milhões de casos de câncer de pele que poderiam ocorrer, por ano, caso o buraco continuasse crescendo, além de proteger a agricultura e a vida selvagem.

A ONU e a OMM acreditam que o sucesso para enfrentar o problema de ozônio precisa servir de exemplo na luta contra as mudanças climáticas. “A ação internacional na camada de ozônio é uma grande história de sucesso. Ela nos encoraja a buscar a mesma cooperação para enfrentar as mudanças climáticas”, disse o secretário geral da OMM, Michel Jarraud, em nota. Para isso, os países do mundo deverão elaborar um protocolo para controlar as emissões de gases de efeito estufa, a ser assinado até o final de 2015.

Loading

Deixe um comentário