• ter. mar 26th, 2024

Unilever pretende cortar pela metade seu consumo de plástico novo até 2025

out 8, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Multinacional presente em quase todos os países do mundo deseja pôr em destaque o consumo de plástico reciclável.

A multinacional de bens de consumo Unilever – presente em cerca de 190 países e dona, no Brasil, de marcas como Arisco, Dove, Comfort, Close Up, Brilhante, Omo, Hellmann’s, Lipton e TRESemmé – planeja reduzir mundialmente seu uso de plástico virgem, criando versões mais ecológicas de seus produtos domésticos, informou o jornal “The Guardian”. A empresa anunciou que quer baixar seu consumo das atuais 700 mil toneladas de plástico por ano para 350 mil toneladas até 2025.

A estratégia para chegar à meta passa por reduzir seu consumo absoluto em 100 mil toneladas (objetivo que envolve recorrer mais a embalagens reutilizáveis, recargas concentradas e ao uso de materiais alternativos, como plásticos reciclados em suas embalagens). A empresa também pretende coletar mais frascos do que usa a fim de ajudar a criar uma economia circular para o plástico reciclado.

“O plástico tem seu lugar, mas esse lugar não está no meio ambiente”, afirmou Alan Jope, executivo-chefe da Unilever. “Nosso ponto de partida deve ser o design, reduzir a quantidade de plástico que usamos e garantir que o que usamos seja cada vez mais proveniente de fontes recicladas.”

Reutilização e recarga

Segundo Jope, a busca de maior sustentabilidade já estava levando a Unilever a repensar sua abordagem ao desenvolvimento de embalagens e produtos. “Isso exige que introduzamos materiais de embalagem novos e inovadores e amplie novos modelos de negócios, como formatos de reutilização e recarga”, disse.

Ele acrescentou: “Nosso plástico é nossa responsabilidade e, por isso, estamos comprometidos em recolher mais do que vendemos, como parte de nosso esforço em direção a uma economia circular. Essa é uma tarefa assustadora, mas emocionante, que ajudará a impulsionar a demanda global por plástico reciclado.”

O plano da empresa é, em 2025, coletar e processar cerca de 600 mil toneladas de plástico por ano, consumindo no máximo 350 mil toneladas de plástico virgem. Seu planejamento para o manuseio de resíduos envolve o investimento ou a formação de parcerias no setor. Na Indonésia, por exemplo, a Unilever já ajudou na criação de cerca de 3 mil bancos de resíduos.

Fonte: Revista Planeta

Loading