• ter. mar 12th, 2024

Universidade Yale oferece bolsa de estudo para estudantes brasileiros

Compartilhe Boas Notícias

A Universidade Yale, uma das universidades mais renomadas do mundo, está oferecendo uma bolsa de estudo para estudantes brasileiros do ensino médio. É para o Yale Young Global Scholars Program (YYGS), um programa que reúne estudantes do ensino médio do mundo todo em Yale para cursos de duas semanas sobre assuntos como política, direito, economia, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Em 2015, quem ganhou a bolsa foi o estudante carioca Daniel Calarco, de 18 anos, estudante da escola pública federal Pedro II. Natural de Tocantins, Daniel se mudou para o Rio de Janeiro quando tinha apenas um ano de idade. Cresceu na comunidade Vila do Vintém, no bairro Padre Miguel, e depois se mudou para Bangu, onde hoje mora com os pais. “Vi que a juventude é a que mais sofre nas comunidades carentes”, diz ele. “Queria fazer algo para mudar isso.”

Com tudo pago, Daniel passou duas semanas no campus de Yale de New Heaven, próximo a Nova York, fazendo o curso de “Política, Direito e Economia” entre junho e julho de 2015. “Conheci gente do mundo inteiro, tive uma aula com o atual assessor de política externa da campanha da Hillary Clinton e almocei com um grande jornalista e economista”, diz.

Para concorrer à bolsa, é preciso preencher os seguintes requisitos:

– Ser um cidadão brasileiro e morar no país atualmente;
– Ter frequentado uma escola brasileira durante a maior parte da vida acadêmica;
– Ter um ou dois anos para cursar no ensino médio;
– Fazer a aplicação on-line para o programa, incluindo a parte de ajuda financeira.

A bolsa cobrirá a taxa de matrícula, as passagens aéreas e as despesas da viagem. O prazo de inscrição vai até o dia 11 de fevereiro.  Para isso, é só acessar o site do Yale Young Global Scholars Program. Clique aqui.

Sobre o programa

O Yale Young Global Scholars Program é uma extensão acadêmica e um treinamento de liderança para estudantes talentosos do ensino médio de todo o mundo, que durante o programa têm a oportunidade de viver e estudar no campus de Yale, localizado na cidade de New Heaven. O programa apresenta cursos intensivos de nível universitário e proporciona convivência com alunos e ex-alunos de Yale.

São seis cursos oferecidos:

Política, Direito e Economia – de 19 de junho a 2 de julho
Ciências Aplicadas e Engenharia – de 19 de junho a 2 de julho
Segurança e Relações Internacionais – de 8 a 21 de julho
Ciências Biológicas e Biomédicas – de 8 a 21 de julho
Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo – de 26 de julho a 8 de agosto
Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente – de 26 de julho a 8 de agosto

Loading

Deixe um comentário