Vacina contra tuberculose será testada no combate à covid-19

Compartilhe Boas Notícias

A vacina que protege contra a tuberculose vai começar a ser testada no Brasil como uma alternativa para combater o novo coronavírus, a partir de outubro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), que será a responsável por comandar o ensaio clínico com os voluntários brasileiros.

O imunizante contra o bacilo Calmette-Guérin (BCG), aplicado no país desde 1976, possui a capacidade de provocar uma resposta imunológica ampla. Como estudos recentes sugerem que ele poderia aumentar a proteção contra a covid-19, isso será verificado no estudo.

Realizado em parceria com o Murdoch Children’s Research Institute, da Austrália, e financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, o ensaio clínico terá a participação de 3 mil voluntários no Brasil, dos quais 1 mil do Rio de Janeiro e 2 mil do Mato Grosso do Sul. Todos são profissionais de saúde e trabalham na linha de frente contra o novo coronavírus.

A BCG pode ser uma alternativa enquanto a vacina contra covid-19 não fica pronta.
A BCG pode ser uma alternativa enquanto a vacina contra covid-19 não fica pronta. Fonte: Pixabay 

A fase 3 deste estudo, que tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), conta com um total de 10 mil voluntários, com idade mínima de 18 anos e que não tenham sido infectados pelo Sars-CoV-2. Os outros 7 mil participantes são da Austrália, Reino Unido, Holanda e Espanha.

Para verificar se a vacina BCG protege contra a covid-19, os participantes do ensaio clínico serão acompanhados semanalmente, por todo o período de duração dos testes, que podem se estender por até um ano.

Os voluntários farão testes frequentes para verificar se contraíram a doença ou não, e a expectativa é de que os dados iniciais estejam disponíveis no primeiro semestre de 2021.

Como ainda não há qualquer evidência científica de que a vacina contra tuberculose seja eficaz na prevenção da covid-19, a recomendação da Fiocruz é evitar procurar a imunização com este objetivo.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/177627-vacina-tuberculose-testada-combate-covid-19.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »