• ter. abr 23rd, 2024

Vacina da Pfizer é a primeira a obter autorização emergencial da OMS

jan 1, 2021
Compartilhe Boas Notícias

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aprovou no último dia de 2020 a primeira autorização global de uso emergencial de uma vacina contra a covid-19. O imunizante escolhido foi desenvolvido pela farmacêutica americana Pfizer, em parceria com o laboratório alemão Biontech.

A vacina já recebeu aprovação de órgãos de saúde dos Estados Unidos, Reino Unido e de União Europeia. No Brasil, as empresas estão em negociação com o governo federal e em conversas com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As informações são da Agência Brasil.

A autorização emergencial da OMS não substitui a análise de cada país, mas, segundo a entidade, abre a porta para que as agências reguladoras de cada nação possam realizar procedimentos de exame do imunizante.

A permissão também permite que organismos internacionais, como a própria OMS e outros ligados ao sistema ONU, também possam adquirir lotes e distribuir a países que precisam.

A vice-diretora geral da OMS para acesso a medicamentos, a brasileira Mariângela Simão, destacou em comunicado no site da organização que é fundamental assegurar as vacinas a todos que necessitem – tanto países com economias fortes quanto nações em desenvolvimento.

Fonte: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/vacina-da-pfizer-e-a-primeira-a-obter-autorizacao-emergencial-da-oms/

Loading