Cultura

Violinista de comunidade carente do Rio ganha o mundo

Compartilhe Boas Notícias

Nascido na favela da Grota, o músico Tiago Cosmo já se apresentou em Nova York, Portugal, Panamá e Costa Rica.

Saído de um projeto social de favela onde nasceu, a Grota do Surucucu, em Niterói, o músico Tiago Cosmo virou um violinista promissor. Aos 31 anos ele já se apresentou em grandes salas de concerto de Nova York, Portugal e vários países da América Central — Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador e Belize. “Aos poucos fui ganhando asas e conhecendo novos países, adquirindo experiência e participando de grandes eventos e shows de artistas consagrados”, diz ele, que recentemente realizou seu sonho de conhecer a Alemanha e a Noruega, tendo lições com mestres como Nils Thore Røst Brynjar Schulerud eAstrid Kirschner, além de conhecer as modernas salas de concerto de Oslo e assistir, pela primeira vez, uma ópera — ‘La Bohemia’, no Norwegian Opera.

De volta ao Brasil atualmente Tiago é um dos participantes doLabCriativo, projeto que ocupa a comunidade da Maré com instalações artísticas e musicais, debates, oficinas de dança, poesia e grafite, que acontece entre os dias 14 e 19. “Pelo tanto que a música fez pela minha vida, eu não podia deixar de retribuir. Com esse incentivo em conectar universos me uni ao projeto LAbCriativo, que selecionou 20 artistas e acadêmicos do Brasil e do Reino Unido para trabalhar em obras colaborativas”, conta.

A iniciativa é resultado de uma residência artística realizada em novembro no Rio, envolvendo 10 artistas brasileiros e 10 britânicos. “Do encontro surgiram obras que retratam a cidade olímpica”, explica Tiago, que participa de três dos projetos: no primeiro, Gambiarra Lab, ele e a musicista inglesa Leila Zeraicriam composições com uso de tecnologia, voz, violino e sons urbanos. No segundo, Museu de Trocas Vivas, ele e outros britânicos vão promover oficinas que celebram brincadeiras de rua que resistem à violência, como pipa, pião, carrinho de rolimã. E no Rio Visível farão pódios olímpicos com vários materiais e realizarão intervenções. “Como por exemplo um pódio de pneus que será instalado em Costa Barros, onde um carro com cinco garotos foi metralhado por PMs. A ideia é dar voz a quem não tem”, finaliza o violinista

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago