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Agências de viagem fazem liquidação de última hora com descontos de até 50%

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Economia é maior se o destino escolhido não estiver entre os mais concorridos nesta época do ano

Quem deixou o planejamento de férias para a última hora pode economizar neste fim de ano. É que as operadoras estão fazendo liquidação de pacotes, e até nos cruzeiros o pagamento dos custos a bordo está sendo parcelado no cartão de crédito.

Os empresários do setor estimam um crescimento de vendas de até 30% com as festas de fim de ano em comparação com 2016, porém, alguns assentos bloqueados pelas operadoras de viagens para este período de férias (oferecidos com os pacotes) seguem sem dono. Por isso, as agências estão liquidando essas “vagas” que ainda não foram comercializadas, e fazem o mesmo com os quartos de hotel que também já estão reservados.

Entre as estratégias para evitar as perdas estão promoções relâmpago com descontos de até 50% e facilidades no parcelamento da viagem.

Enquanto a MSC Cruzeiros anuncia o parcelamento em seis vezes, sem juros, das despesas a bordo dos navios, a CVC oferece passagem aérea grátis para o segundo passageiro até o fim do ano ou 50% de desconto em destinos nacionais para embarques em janeiro.

— Com essas promoções de última hora, a economia no bolso do consumidor pode chegar a R$ 1.500. O cliente tem optado por viagens que já incluem todo tipo de serviço, como seguro, alimentação, resort com lazer e pacote com passeios inclusos, justamente para parcelar a viagem em até dez ou 12 vezes sem juros — diz o diretor de vendas da CVC no Rio, Adriano Gomes.

Uma dica de agentes de viagem para economizar é evitar a hospedagem nos destinos mais cobiçados, ficar alocado numa cidade próxima e aproveitar os passeios para conhecer os lugares. Para janeiro, por exemplo, há opções para passar uma semana em Maceió (AL) por R$ 2.500, para uma pessoa, incluindo passagem aérea, hotel e passeios.

— Na alta temporada, pode ficar mais caro se hospedar em Jeriquaquara (CE) ou Maragogi (AL). Uma alternativa é ficar em Maceió (AL) — observa Leandro Guerra, franqueado da consultoria Encontre Sua Viagem e dono da agência de turismo Guesant Turismo.

Segundo Ana Krautz, diretora comercial da agência Martha – Rio Viagens e Turismo, o consumidor que esperar para viajar somente depois do carnaval conseguirá encontrar pacotes de turismo 30% mais baratos.

— Para fevereiro, depois do carnaval, os preços ficam bem mais baixos, e normalmente tem tarifas melhores, acompanhando a demanda reduzida — avalia Ana Krautz.

De acordo com sites de comparação de viagens, estados do Nordeste brasileiro ainda lideram a procura entre os destinos nacionais durante as férias.

— Os destinos nacionais mais procurados nas férias de janeiro e fevereiro são os lugares de praia. Todo o Nordeste é muito procurado pelo viajante, bem como litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. Já líderes dos internacionais são: Cancún, Orlando e Santiago, além de cidades como Amsterdam, Londres e Paris, na Europa — afirma Elisa Goulart, gerente comercial do Hotel Urbano.

Confira dicas:

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) preparou dicas para o viajante evitar dora de cabeça durante o passeio:

– Escolha uma agência de turismo registrada na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), órgão do Ministério do Turismo;

– Dê preferência a uma agência que já tenha sido utilizada e aprovada por amigos ou familiares;

– Pesquise na internet, no Procon e na Embratur se há denúncias, queixas ou outros problemas envolvendo a agência de viagens com a qual você pretende contratar;

– Guarde todo o material promocional da agência, pois, segundo o Código de Defesa do Consumidor, toda oferta deve ser cumprida;

– Verifique se, durante a viagem, serão oferecidas opções de passeio ou serviços pelos quais você terá que fazer um pagamento extra;

– Prefira os pacotes cujos voos e/ou percursos em ônibus sejam feitos por empresas de transporte tradicionais;

– Peça à agência, com alguns dias de antecedência, o voucher(documento de confirmação de reserva do hotel), as passagens com o assento marcado e o roteiro da viagem.

– Se desconfiar de alguma informação sobre um pacote já comprado, ligue para a companhia de transporte que vai usar e para o hotel onde vai ficar, confirme se as reservas foram feitas e pagas. Deixe seu número de telefone ou e-mail para que possa ser localizado em caso de algum problema.

– Examine cuidadosamente o contrato firmado com a agência de turismo, fazendo constar por escrito tudo o que for combinado com o vendedor sobre o pacote.

– Caso haja algum problema no decorrer da prestação do serviço, a agência de turismo é responsável, mesmo que a culpa seja de outro prestador que integra o pacote turístico, como hotéis e empresas de transporte aéreo.

Fonte: O Globo

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