Festival de Quadrilhas Estilizadas é opção no São João de Caruaru, PE

Compartilhe Boas Notícias

Cada quadrilha tem 20 minutos para a apresentação, segundo organizadores.
Figurino, animação e repertório estão entre os itens avaliados pelos jurados.

A 19ª edição do Festival de Quadrilhas Estilizadas teve início neste sábado (7) em Caruaru, no Agreste pernambucano. O evento é realizado no Polo das Quadrilhas (Estação Ferroviária) e é uma opção para o forrozeiro que gosta de prestigiar as apresentações dos grupos da dança. De acordo com a organização, aproximadamente 45 quadrilhas devem se apresentar durante o festival.

Cada grupo tem uma média de 80 integrantes
(Foto: Paula Cavalcante/ G1)

Para o coreógrafo Ivanildo Martins, um dos jurados do festival, as competições das quadrilhas são uma forma de lazer para o público. “Eu espero que todas as quadrilhas venham para arrasar mesmo, e que seja um São João maravilhoso. Quem vier vai encontrar muito amor, muita coisa bonita, muita roupa bonita, e muito povo bonito”, enfatiza. Segundo ele, durante o Festival de Quadrilhas Estilizadas os jurados avaliam o figurino, entrada no arraial, animação, desempenho, repertório, marcador (quem anuncia os passos), cenário e a saída da quadrilha.

Professora (esq.) veio do Recife para assistir ao
festival (Foto: Paula Cavalcante/ G1)

Já a professora Sulamita Xavier veio do Recife para assistir ao festival. “Todo ano eu tô aqui. Aqui eu gosto de tudo. Caruaru para mim é festa. Eu gosto de ver as roupas dos participantes”, conta. Ela veio acompanhada da aposentada Maria do Socorro, que é de Bezerros, também no Agreste, e pela primeira vez esteve no São João de Caruaru. “Tô achando lindo, maravilhoso. Quero dançar, me divertir”, diz.

Confira uma galeria de fotos do Festival de Quadrilhas Estilizadas.

O autônomo Marcelo Rodrigues e a agricultora Maria Dejanira foram juntos com a filha e com um vizinho para o Festival de Quadrilhas Estilizadas. “Eu gosto mais de olhar as quadrilhas. É bonito, os grupos são tudo organizado. É mais tranquilo aqui”, declara o autônomo.

Dançarina leva a filha de três anos para ver as
apresentações  (Foto: Paula Cavalcante/ G1)

A fiscal de supermercado Fernanda Silva de Oliveira é dançarina de uma das quadrilhas que se apresentou na noite do sábado. “Danço quadrilha há sete anos. Sempre gostei de dançar. Gosto de representar minha cidade, João Pessoa, na Paraíba. Eu vivo isso o ano todo”. Fernanda afirma ainda que há sete anos  também participa do Festival de Quadrilhas em Caruaru. Deste período, há quase quatro anos traz a filha para ver as apresentações. “Desde que ela nasceu. Até dancei grávida. Ela sempre me acompanhou”, detalha.

De acordo com a organização, cada quadrilha deve ter de 25 a 40 pares, totalizando cerca de 80 integrantes. Os grupos têm 20 minutos para a apresentação. Além deste sábado, os dias do evento são 14, 21 e 28 de junho. Nesta última data será realizada a grande final, quando serão conhecidos os cinco primeiros colocados. Participam do festival grupos de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Pará.

Pátio de Eventos

No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, outro polo de animação da festa, foi realizada a primeira “matinê”. Os shows começaram às 19h com o Forró das Coleguinhas. A noite seguiu com Novinho da Paraíba, Carú Forró e Bonde do Brasil.

Cubana (meio) esteve pela primeira vez no São de
Caruaru (Foto: Paula Cavalcante/ G1)

No pátio, a cubana Joana Maria esteve pela primeira vez no São João de Caruaru. Ela é médica pelo Programa Mais Médicos em Palmares, na Mata Sul do estado. “Aproveitamos o final de semana e viemos. É muito caloroso. Um povo muito feliz, muito contente”, afirma.

A médica foi convidada pela auxiliar de cabeleireiro Paula Danielly. “Queremos mostrar as coisas boas que Pernambuco tem, que ela não conhecia. Amanhã vamos levá-la para o Alto do Moura”, explica.

Fonte: http://g1.globo.com/

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago