• qua. abr 24th, 2024

Iniciativa do Ceará é considerada referência pela ONU no trabalho de acabar com a Aids até 2030

jan 24, 2023
Compartilhe Boas Notícias

Quinta maior cidade do Brasil, Fortaleza foi destaque internacional na ONU por conta de uma iniciativa de saúde. Trata-se da Rede de Pessoas Vivendo com HIV e Aids do Ceará, que existe desde 1988 para garantir os direitos daqueles que vivem com o vírus.

A iniciativa – que, entre outros serviços, oferece acolhimento, acesso ao tratamento e atendimento jurídico, quando necessário, a essas pessoas – foi uma das cinco vencedoras do edital Fast-track Cities, lançado pela Unaids, o Programa Conjunto da ONU sobre HIV/AIDS, para financiar iniciativas da sociedade civil, implementadas ao redor do mundo, que têm potencial para contribuir fortemente para o atingimento da meta de acabar com a Aids até 2030, estabelecida pela própria Unaids.

O edital destacou um projeto específico da Rede, o Diálogos PositHIVos Para Melhorar Indicadores, que reuniu ativistas, gestores públicos, usuários dos serviços de saúde de Fortaleza e profissionais da área para pensar, juntos, a respeito de estratégias eficazes para a disseminação de informações sobre o vírus e sua prevenção, bem como sobre o seu tratamento adequado, visando à supressão viral.

Entre outras ações derivadas do projeto, estão a campanha de comunicação Indetectável Igual a Intransmissível, que impactou cerca de 1,1 milhão de pessoas por dia nos terminais de ônibus de Fortaleza, esclarecendo a respeito do vírus e combatendo preconceitos, e a cartilha E Agora, o que eu faço? HIV, Autoestima e Saúde, que traz informações práticas para pessoas que recebem o diagnóstico positivo para HIV.

Fonte

Leia mais notícias sobre Saúde clicando aqui

Loading