• 3 de julho de 2022 06:29

Argentinos criam garrafa térmica solar que aquece a água

jun 22, 2022
Compartilhe Boas Notícias

O consumo de mate é muito comum na Argentina. No calor ou no frio, é muito comum ver as pessoas com a sua garrafa térmica, erva, cuia e bomba “mateando”. Em alguns lugares do Brasil, o mate ou chimarrão também é parte da rotina, especialmente na Região Sul. Carregar uma garrafa térmica é comum para quem tem este hábito. Mas nem sempre é fácil encontrar como aquecer a água.

garrafa térmica solar
Foto: Solarmate

E foi pensando numa maneira prática de ter a água quente sempre à mão que Christian Navntoft, engenheiro com doutorado pela Universidade Nacional de San Martín, na Argentina, criou uma garrafa térmica que também aquece a água usando a energia solar. Sem precisar de fogão ou de energia elétrica, é possível aquecer a água até o ponto de ebulição.

garrafa térmica solarFoto: Solarmate

A garrafa Solarmate aquece a água em cerca de 30 minutos e depois mantém a temperatura. Para isso, basta abrir sua estrutura e deixar a luz do sol fazer o resto. A garrafa possui um mecanismo para sua abertura e fechamento, uma ampola de vidro para o líquido e espelhos que maximizam o efeito da luz solar. Veja como funciona, neste vídeo.

Com o apoio da Fundação de Inovação e Tecnologia da Universidade Nacional de San Martín, o projeto começou a ser desenvolvido em 2006 e passou por várias adaptações até chegar ao formato atual.

Christian e sua equipe participaram de vários concursos nacionais e internacionais e hoje chegaram a um produto que já está sendo comercializado na Argentina pelo site www.mercadomate.com.ar.

Para mais informações, acesse www.solarmate.com.ar.

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

 205 Total Visualizações,  2 Visualizações Hoje