Berlim vai ter uma ciclovia coberta com hortas e pavimento “inteligente”

Compartilhe Boas Notícias

Chama-se “Radbahn” e é um projeto inovador para a primeira ciclovia coberta da cidade alemã

Hortas urbanas e outras zonas verdes, “estações de serviço”, semáforos e pavimento que gera energia. Imagina tudo isto numa ciclovia coberta com cerca de nove quilômetros e no centro de Berlim.

Esta será a primeira grande ciclovia coberta com um percurso desta distância na capital alemã. O projecto— de uma equipa de oito elementos de vários países com formação em urbanismo, gestão cultual, consultadoria, relações públicas e arquitetura — pretende reaproveitar uma ciclovia já existente e dar-lhe mais condições de forma a incentivar os cidadãos a deslocarem-se de bicicleta, tornando o percurso mais rápido, seguro, sem trânsito e mais confortável.

Berlim é hoje das cidades do mundo com maior taxa de circulação de bicicletas, tendência apontada como benéfica tanto para o bem estar físico como ambiental.

A nova via vai passar no centro da cidade, por baixo de um dos viadutos mais conhecidos, o U1, uma linha férrea com 120 anos de existência, sendo também uma mais-valia em dias de chuva. A via já existente é pouco utilizada devido a uma série de obstáculos que afasta os ciclistas, sendo usada maioritariamente como estacionamento automóvel.

O projeto “Radbahn” tem como objectivo aproveitar a via, fazendo dela uma rota sustentável com algumas surpresas. No projeto consta que a via irá ter mais condições de forma a garantir mais segurança e conforto aos ciclistas e menos stress devido à inexistência de trânsito automobilístico. Terá também locais onde será possível fazer uma pausa para descansar, como alguns cafés, “estações de serviço” com assistência técnica, zonas de aluguer de bicicletas, zonas verdes e até hortas urbanas.

Toda a via estará equipada com semáforos e placas informativas.

A ciclovia irá ter uma vertente tecnológica experimental. Um dos pontos fortes deste projeto é o facto de estar equipado com um pavimento que transformará o atrito provocado pelos pneus em energia para iluminar o percurso e as instalações ao longo do trajeto.

Fonte: http://p3.publico.pt/

 

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago