Gentilezas

LEGO distribuirá gratuitamente peças em Braille para ensino de crianças cegas de escolas públicas

Compartilhe Boas Notícias

Em 2019, 28 mil alunos com deficiência visual estavam matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental no Brasil. Em pleno processo de formação, é o Sistema Braille que segue até hoje como único meio de alfabetização dessas crianças.

Para auxiliar nesse processo, a Fundação Dorina Nowill, em parceria com a Fundação LEGO, anuncia a chegada do primeiro lote do LEGO Braille Bricks para distribuição gratuita e exclusiva às escolas e organizações brasileiras que atendam pessoas com deficiência visual.

Com mais de 300 peças que apresentam letras e números braille em alto relevo, a iniciativa fomenta a educação de forma lúdica, prática e inclusiva – já que os famosos blocos também possuem o alfabeto convencional impresso, possibilitando que crianças cegas e videntes aprendam juntas.

“Quando Dorina de Gouvêa Nowill perdeu a visão, na década de 1930, a possibilidade de um aluno com deficiência visual seguir com os estudos era bastante limitada e segmentada. Justamente por isso, essa passou a ser uma de suas principais lutas. Nesse sentido, o LEGO Braille Bricks, uma história idealizada, construída e conquistada com a participação ativa de nossos especialistas e pessoas atendidas pela Fundação Dorina, consolida o legado de nossa fundadora”, explica Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A Fundação Dorina participa ativamente do projeto desde 2016, sendo uma das primeiras instituições no mundo a incentivar seu desenvolvimento. O projeto chamou a atenção do Grupo LEGO e da LEGO Foundation em 2018 e, no ano passado, foi apresentado mundialmente em Paris durante a Conferência de Marcas Sustentáveis.

Além das peças, o projeto LEGO Braille Bricks desenvolveu uma base educacional com um kit de ferramentas, metodologia de ensino e processo de formação de educadores, garantindo melhor aproveitamento do recurso.

Vale ressaltar que o material está disponível em outros 20 países: Alemanha, França, Dinamarca, Estados Unidos, Noruega, Reino Unido etc. Assim como a Fundação Dorina Nowill no Brasil, cada país tem suas instituições parceiras auxiliando no desenvolvimento e aplicando a metodologia Braille Bricks.

A Fundação LEGO trabalha para que o recurso esteja disponível em outras línguas e chegue a 20 países até 2021. Para mais informação acesse o site www.legobraillebricks.com.

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/lego-pecas-braille-escolas-alunos-cegos/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago