• ter. abr 23rd, 2024

5 coisas que a Turma da Mônica nos ensinou

Compartilhe Boas Notícias

Você já deve ter lido inúmeras histórias da turma mais amada dos quadrinhos brasileiros, não é mesmo? A Turma da Mônica é única, com personagens de características distintas e personalidades diferentes, que só quem já leu sabe reconhecer.

Criada na década de 1960 pelo cartunista Maurício de Souza, a Turma da Mônica possui uma infinidade de quadrinhos, livros e animações nas telonas de cinema, que divertem crianças e adultos por onde passam.

Assim como a música infantil educativa, os quadrinhos são complementares para o desenvolvimento das crianças: muitas delas até aprendem a ler com as histórias da turminha do Bairro do Limoeiro. A história em quadrinhos que marcou gerações traz aprendizados que toda criança irá lembrar pelo resto da vida. Continue a leitura desse texto e veja quais são eles!

5 lições da Turma da Mônica

Conquistando muitas gerações há tantos anos, a Turma da Mônica não é apenas referência em diversão, imaginação e aventuras, como também em ensinamentos para a vida toda. Com ela, as crianças podem aprender valiosas lições, que são:

1. Todo mundo tem um papel importante na família

Desenho em que aparecem Mônica e Cebolinha, personagens da Turma da Mônica, brincando de casinhaDesenho em que aparecem Mônica e Cebolinha, personagens da Turma da Mônica, brincando de casinha

Em “Brincando de Casinha”, a Mônica convence o Cebolinha a brincar de marido e mulher. Apesar da resistência do menino, a nossa dentucinha amada ensina que para uma casa funcionar bem, é preciso que todos se empenhem e façam sua parte. E, de quebra, ela mostra que aos finais de semana é o momento de relaxar e curtir o lar com a família. ‍‍‍

2. Confiar em si mesmo é o maior poder que alguém pode ter

No episódio “O Anel da Coragem”, Cebolinha faz um plano infalível para convencer Mônica a doar seu coelhinho Sansão para uma fada (que na verdade é o Cascão disfarçado) e em troca ganhar um anel que dá toda a coragem para alguém inseguro.

Usando o anel, Mônica aproxima-se de um garoto de quem ela gosta e, sem saber que o objeto não tem poder algum, chama-o para sair. O garoto gosta da postura confiante da nossa baixinha e se encanta com ela.

Desenho em que aparecem os personagens da Turma da Mônica Bernardinho e Mônica (com um anel no dedo) se olhando num parqueDesenho em que aparecem os personagens da Turma da Mônica Bernardinho e Mônica (com um anel no dedo) se olhando num parque

Com isso, aprendemos que não precisamos de nenhum artefato místico, mas sim da coragem para sermos quem somos.

Veja o livro Turma da Mônica Praticando Esportes na Loja Leiturinha!

3. Quem tudo quer, nada tem

Que o Cebolinha sonha em derrotar a Mônica, todo mundo sabe. Afinal, desde a primeira tirinha onde ela apareceu, ele levou a pior. Mas quando encontra uma fada encantada em “Os Cinco Fios Mágicos” e tem o direito de ter um pedido atendido em troca de cada um dos seus fios de cabelo, Cebolinha perde a cabeça.

Desenho com personagens da Turma da Mônica; Cebolinha parece estar hipnotizado e Mônica e Cascão o observam assustadosDesenho com personagens da Turma da Mônica; Cebolinha parece estar hipnotizado e Mônica e Cascão o observam assustados

Transforma seu melhor amigo Cascão em um garoto limpo, corrige sua dislalia e passa a pronunciar a letra R, fica rico e forte. Mas não faz nada para tornar-se uma pessoa melhor e sim para tornar-se um ditador poderoso.

É claro que como em todo plano infalível da dupla, o Cascão faz algo que atrapalha os objetivos do Cebola e ele volta a ser o galotinho, ops, garotinho que todos nós amamos.

Moral da história: ao querer dominar tudo e todos, nosso amigo se perdeu em si mesmo e não conseguiu ganhar nada.

4. Precisamos cuidar do nosso planeta

Desenho da Turma da Mônica em que Cebolinha, Mônica, Anjinho e Cascão olham temerosos para o Capitão FeioDesenho da Turma da Mônica em que Cebolinha, Mônica, Anjinho e Cascão olham temerosos para o Capitão Feio

“Se a gente deixar a sujeira nos dominar, imaginem que futuro sujo vamos ter que aguentar”. A mensagem é da música tema do episódio “Turma da Mônica contra o Capitão Feio”, um clássico.

Quando o vilão mais famoso das histórias da turminha aparece para poluir a Terra com sua arma secreta, Mônica convoca seus amigos e luta contra a sujeira. “Estamos juntos nesta luta”, diz nossa heroína ao mostrar que sozinhos temos pouca força, mas juntos podemos cuidar da Terra e manter nossa casa saudável.

Aproveite para conferir o Box Almanaque da Turma da Mônica na Loja Leiturinha!

5. Histórias podem gerar sonhos e salvar vidas

Essa lição não foi tirada de nenhum episódio, mas sim de todos os desenhos, quadrinhos e contos que Mauricio de Sousa fez. Ele, que começou em 1959 a publicar tirinhas dos personagens Franjinha e Bidu, acreditou em seu sonho e nunca parou de criar personagens.

De lá para cá, foram centenas de milhares de historinhas que tocaram 4 gerações distintas e, sem exageros, salvaram vidas. Foram crianças que em momentos difíceis tinham na Turma da Mônica uma esperança de tempos melhores e com a força dos personagens superaram traumas, perdas e obstáculos. ️

Essas são algumas das lições aprendidas com a Turma da Mônica e seus personagens que fazem parte do cotidiano de muitas crianças mundo afora. Introduzir os quadrinhos no dia a dia dos pequenos leitores pode despertar o amor pela leitura, assim como outros clássicos da literatura infantil.

Você pode encontrá-los ao fazer parte do Clube Leiturinha, e receber diversos exemplares de livros infantis no conforto do seu lar. Venha fazer parte e revolucione a leitura desde cedo!

Fonte

Leia mais notícias sobre Crianças clicando aqui

Loading