Coronavirus

App usa recursos do celular para prever contágio por covid-19

Compartilhe Boas Notícias

A startup MAMBA Labs desenvolveu o aplicativo Dycovid, para smartphones, que usa os recursos do aparelho para determinar se o usuário teve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus, alertando-os sobre um possível contágio.

O app Dycovid possui uma funcionalidade chamada de “contact tracing” ou rastreamento de contatos, que utiliza os recursos de Bluetooth, GPS, Wi-Fi, e o som do celular para identificar se houve contato entre dois ou mais usuários da aplicação.

Dessa forma, o app indica três níveis de possível contágio por covid-19, se baseando no tempo de permanência desse contato, e da proximidade em que ele ocorreu.

Caso algum usuário do aplicativo teste positivo, essa informação poderá ser adicionada ao software, que fará uma análise do histórico dos 14 dias anteriores, e vai emitir alertas de risco para os outros indivíduos que tiveram contato com o contaminado, classificados de acordo com a proximidade e tempo de exposição.

Dycovid pode prever contágio, mesmo antes de surgirem os sintomas.Fonte:  Play Store/Reprodução

Dycovid pode prever contágio, mesmo antes de surgirem os sintomas.Fonte:  Play Store/Reprodução 

Algumas empresas de Pernambuco já estão utilizando o aplicativo e colhendo seus benefícios para uma retomada às atividades mais segura e tranquila. Neste caso, em caso de risco de infecção, tanto a empresa quanto o funcionário são notificados.

A MAMBA Labs disponibilizou pacotes com planos especiais para essas empresas. A cada acesso adquirido para funcionários, a startup concede três logins para cidadãos não-funcionários, a fim de ampliar a rede de alcance do aplicativo e sua eficiência.

“Conseguimos auxiliar o governo e empresas privadas a realizarem isolamento seletivo de pessoas que certamente têm risco de contaminação, para pensarem em testes direcionados”, afirmou Matheus Rodrigues, CEO da MAMBA Labs.

A empresa salientou que o app está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e, assim que é desinstalado, todo o registro de dados é excluído.

A MAMBA Labs foi fundada durante a pandemia, por estudantes de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/177635-app-usa-recursos-celular-prever-contagio-covid-19.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago