• qua. abr 24th, 2024

Projeto “Minha Vaga” está de volta no Metrô de São Paulo

mar 11, 2023
Compartilhe Boas Notícias

Os estudantes podem encontrar com vagas aprendizagem e estágio pelas estações 

O projeto “Minha Vaga” é uma parceria do Metrô de São Paulo com o Saber (Instituto Brasileiro de Aprendizagem) e o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios). Agora, ele está de volta para a sua segunda edição e acontece por diversas estações da cidade. O objetivo é conectar uma parcela, dos milhares de passageiros, às oportunidades de aprendizagem ou estágio.

As ações já começaram e as datas vão até maio deste ano

A presença das instituições já pode ser vista em algumas plataformas. As ações foram inauguradas no dia 24 de fevereiro, no Brás, já passaram também pela Bresser – Mooca e no Belém. No entanto, quem perdeu os primeiros dias, ainda tem tempo de buscar uma vaga, pois os cadastramentos continuam até 12 de maio – exceto finais de semana e feriados. Logo, o período de participação é ainda maior, quando comparado com o evento anterior, o qual durou aproximadamente dois meses.

Para os interessados, achar a galera e fazer parte de tudo é bem simples, como explica Camila Garcia Pimentel, gerente de relacionamento do Nube. “As atividades ocorrerão na parte interna das estações do metrô, das 9h às 18h e em dias específicos”, instrui. Os agentes estarão em um estande bem sinalizado e uniformizados com a identidade do projeto. Assim, encontrá-los será simples como achar o grupo de amigo antes do “rolê”, explica.

Além disso, a especialista conta como aproveitar por completo a presença da entidade. “Os estudantes poderão tirar todas as suas dúvidas sobre vagas de estágio e de jovem aprendiz. Também conseguirão realizar o cadastro na página e se candidatar às oportunidades compatíveis. Ademais, podem aproveitar o espaço para saber sobre cursos gratuitos, com dicas de currículo, carreira, marketing pessoal e muito mais. Tudo em função de alcançarem a posição perfeita”, aconselha Camila.

Os estudantes já podem conferir o cronograma e planejar a visita!

Em março: (01/03) Tatuapé, (02/03) Vila Matilde, (03/03) Corinthians-Itaquera, (10/03) Paraíso, (17/03) Ana Rosa, (24/03) Sacomã e (31/03) Vila Prudente.

Em abril: (14/04) São Joaquim e (28/04) Luz.

Em maio: (05/05) Santana e (12/05) Tucuruvi.

A ação é promissora para todos os estudantes

Muitas vezes, os iniciantes do mercado de trabalho não sabem onde ou como encontrar uma chance para estabelecer a carreira. Apesar de existir uma gama de informações on-line, a presencialidade pode abraçar as dificuldades e acolher quem encara esse desafio. “Essa parceria facilita o acesso do novato e dos discentes a milhares de vagas para estagiar ou ingressar em uma companhia como jovem aprendiz. Tudo isso, de forma gratuita e consciente. Afinal, algumas pessoas não conhecem as ferramentas de busca e não têm noção da quantidade de possibilidades”, alerta a profissional do Nube.

Portanto, a presença nas linhas do metrô de São Paulo tem um grande potencial para atingir o público. Segundo dados de 2021, colhidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente existem 3,4 milhões de paulistanos em busca de uma ocupação. Ao mesmo tempo, de acordo com os dados do próprio veículo, em 2022, foram transportados 2,6 milhões de passageiros em média, nos dias úteis. Assim, quem passa por alguma das regiões, pode acessar o projeto.

Quem não pode comparecer presencialmente consegue buscar vagas pela plataforma digital

O Nube também mantém todo esse auxílio digitalmente, os interessados conseguem acessar as oportunidades pelo site. O processo de cadastramento para os discentes é completamente gratuito. Além disso, quem entra se depara com testes e cursos para dobrar as suas chances de conquistar uma posição. Para a geração conectada nos smartphones, é possível consultar tudo pelo aplicativo Nube Vagas, disponível para os sistemas Android e IOS.

Saiba mais sobre as oportunidades de estágio e aprendizagem

Para começar, a experiência profissional anterior, não é uma exigência quando se trata desses cargos. Logo, quem vê isso como empecilho para ingressar no meio, já pode descartá-lo. “Essas posições são planejadas para o ganho de bagagem sobre o mercado de trabalho, conhecer o mundo laboral e entender qual caminho trilhar”, completa Camila. Então, compreenda mais a respeito dos requisitos de um jovem aprendiz e estagiário:

Programa de aprendizagem: para se candidatar a essa modalidade, vale se atentar à explicação dos perfis eletivos. De acordo com a norma, é necessário ter entre 14 e 24 anos de idade incompletos. Portanto, quem ainda não se formou no ensino médio, deve ter uma matrícula ativa e regular para ser aceito. Já aos formados, não é preciso ter nenhum vínculo estudantil, apenas o seu diploma. Mais regras podem ser consultadas na lei n° 10.097/2000.

Estágio: para ser um candidato, é obrigatório estar matriculado em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico, superior, ou até mesmo, uma pós graduação. Outra exigência para os aspirantes é ter, no mínimo, 16 anos, sem uma idade máxima para o ingresso. Mais informações sobre os direitos, deveres e regulamentações do ato educativo escolar supervisionado, podem ser consultadas na lei n° 11.788/2008 ou no próprio site do Nube.

Por fim, algumas semelhanças entre os cargos os tornam essenciais para uma rotina de estudante. Como já dito, é uma forma de ganhar a tão exigida vivência anterior na profissão. Além de dispor de um valor de remuneração. A legislação de ambas também mantém uma rotina com horas reduzidas de contribuição e a proibição de jornada extra. Dessa maneira, permitem a construção de uma carreira sem interferência na formação educacional, mas sim, como um complemento. “Tanto o programa de estágio quanto o de aprendizagem trazem para os jovens oportunidades de trabalho, desenvolvimento e crescimento laboral”, finaliza Roberta Teixeira, representante do Saber.

Serviço: O projeto “Minha Vaga” está de volta no Metrô de São Paulo

Sugestão de fonte: Camila Garcia Pimentel, gerente de relacionamento do Nube

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 14 mil empresas clientes, 21 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,1 milhão de estagiários e 34 mil aprendizes no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo e YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Loading