Sustentabilidade

Aviões que não poluem podem se tornar realidade; entenda projetos

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Projetos de aviões não poluentes estão sendo desenvolvidos por diversas empresas de aviação. O objetivo delas é cumprir a meta da indústria de reduzir pela metade as emissões de gás carbônico do transporte aéreo até 2050. Contudo, até lá, o caminho de pesquisas e de avanços tecnológicos ainda é um pouco longo.

Empresas como Airbus Boeing têm investido cada vez mais em maneiras economicamente viáveis de desenvolver projetos de aviões que poluam menos, mas que não deixem de cumprir o papel de transporte de pessoas e de carga em larga escala.

Conheça alguns destes projetos e entenda o caminho que ainda é preciso trilhar para que eles saiam do papel em um futuro não tão distante:

Airbus

Durante três meses de testes em local desconhecido, a holandesa Airbus colocou à prova a aeronave Maveric, cujo protótipo mede três metros de largura e é controlado remotamente. Apesar de a empresa garantir que o design ainda está em fase de exploração, ela também diz que ele “tem grande potencial”.

Os planos são de que, um dia, a Maveric seja redimensionada para comportar o número tradicional de passageiros de voos comerciais.

Exemplo de aeronave com asa combinada — em que a fuselagem fornece sustentação ao veículo aéreo e não é um “peso morto”, como em aeronaves tradicionais —, a Maveric não necessita de asas grandes para se manter no ar. Assim, ela pode ser mais leve e menor do que outros modelos usuais.

“Há um grande desafio aqui. E há uma grande expectativa da sociedade para a qual acreditamos ser nosso dever encontrar respostas”, explica Sandra Bour-Schaeffer, presidente executiva Airbus UpNext.

“Acreditamos que temos que entrar em uma tecnologia realmente… revolucionária”, completa ela.

Além do projeto Maveric, a Airbus se comprometeu a construir a primeira aeronave de emissão zero do mundo até 2035. Para isso, a empresa tem investido na criação de sistemas híbridos, com motores de turbinas a gás com queima de hidrogênio para gerar energia elétrica.

Até setembro de 2020, a companhia já havia apresentado três projetos conceituais movidos a hidrogênio.

Delft University of Technology

Em fase de desenvolvimento pela Delft University of Technology, na Holanda, o projeto Flying-V traz um novo conceito de aeronave comercial, que, segundo a instituição, é 20% mais eficiente do que um avião moderno de última geração.

Da mesma maneira que o Maveric, este protótipo não adere a uma fuselagem convencional, mas, diferente do exemplo citado mais acima, a aeronave foi desenhada em formato de flecha, como se fosse um “V”. O transporte de pessoas e de carga seria feito dentro das próprias asas do veículo.

O projeto foi feito com base na tese de um aluno de pós-graduação e está sendo desenvolvido com o apoio das companhias aéreas holandesas KLM e Airbus. Em julho de 2020, um protótipo levantou voo pela primeira vez, saindo de uma base aérea alemã.

Com uma envergadura de cerca de 2,74 metros, a aeronave de teste realizou um voo de sucesso, embora tenha sofrido “uma aterrissagem um tanto áspera” por conta de algumas inconsistências de nivelamento.

Boeing

Outra proposta de aeronave menos poluente tem sido desenvolvida há anos pela empresa estadunidense Boeing. De acordo com a companhia, o novo design precisaria de 9% menos combustível do que um design convencional.

Batizado como Transonic Truss-Braced Wing, o projeto da Boeing apresenta asas mais longas e finas, as quais seriam apoiadas por um suporte inclinado por baixo da fuselagem. Essas asas, por sua vez, seriam dobradas para facilitar o acesso aos portões dos aeroportos.

Existe prazo para que esses protótipos saiam do papel?

Apesar de todos os avanços em pesquisa e tecnologia, ainda há dificuldades sérias no caminho para a diminuição da poluição por parte do transporte aéreo. Como produzir hidrogênio em larga escala sem precisar de metano é, por exemplo, um dos maiores desafios.

Contudo, é um obstáculo que deve ganhar cada vez mais atenção durante os próximos anos, de acordo com Glenn Llewellyn, vice-presidente da Airbus.

“Na próxima década, para que a sociedade em geral cumpra o Acordo de Paris, para cumprir nossas metas climáticas, precisamos mudar para o hidrogênio renovável”, diz ele.

Com informações da “Folha“.

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2021/01/avioes-que-nao-poluem-podem-se-tornar-realidade-entenda-projetos/

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