• qua. abr 17th, 2024

Saiba por que as fábulas de Esopo são narrativas atemporais

fev 9, 2023 #fábula, #livros
Compartilhe Boas Notícias

Para a criança, uma fábula pode parecer apenas mais uma entre tantas histórias lidas ou ouvidas em rodas de leitura que os adultos proporcionam. Mas a verdade por trás de cada narrativa é muito mais impactante, como nos ensinam as famosas fábulas de Esopo.

Essas histórias ficaram famosas a partir do escritor Esopo, por volta do Século V, e até hoje fazem parte da literatura mundial. Cada fábula traz uma reflexão a respeito da vida e é por meio delas que a criança poderá observar e ponderar sobre suas atitudes perante os amigos e familiares, por exemplo.

Quer saber mais sobre Esopo e suas histórias famosas? Então continue a leitura! 🧠🤓

O que são fábulas de Esopo?

O maior criador de fábulas já conhecido é Esopo, e com suas inúmeras histórias e personagens peculiares, é possível compreender diferentes assuntos de forma simples, porém significativa.

Mas, antes de abordarmos quem foi Esopo e quais são suas fábulas, é preciso primeiro entender o que são elas. Veja a seguir.

O que é fábula?

A fábula é um gênero literário narrativo que surgiu no oriente. Essas histórias são breves, com personagens e reflexões sobre determinado tema. 🤔

Esse tipo de narrativa é uma excelente oportunidade de inserir a leitura com interpretação no dia a dia das crianças, pois cada uma delas tem sua mensagem.

Quem foi Esopo?

Esopo foi uma pessoa escravizada, que nasceu por volta do século VII a.C na Grécia antiga.

Suas histórias eram simples, de caráter moral bem expressivo, além de contarem com características inusitadas, como personagens animais com elementos humanos – desde trejeitos até pensamentos. Sendo assim, Esopo tornou-se a pessoa mais famosa da categoria, por isso a maioria das fábulas levam seu nome.

Há quem diga que Esopo não escreveu essas fábulas, mas que foram narradas e interpretadas por outros escritores. Também se fala sobre outros autores que teriam dado origem a elas e, por algum motivo, deram créditos a ele.

Essas narrativas são contadas até hoje, passando de geração para geração, tornando-se clássicos literários. Mas por que as fábulas são tão famosas, mesmo depois de séculos?

Por meio de uma leitura prazeirosa e divertida com os pequenos, as fábulas de Esopo com moral têm o objetivo de enriquecer a formação das crianças como seres humanos. Nelas, perspectivas diversas de comportamento são abordadas, considerando aspectos éticos e morais da sociedade.

Além de exercitar a interpretação de texto e o pensamento crítico, o poder de reflexão das fábula é um elemento marcante e bem conhecido do gênero, que dispõe de abordagens muito proveitosas a serem exploradas com as crianças.

As fábulas de Esopo mais famosas

Esopo, o criador destaque da categoria fábula, tem histórias que foram passadas adiante por muitos anos, as quais certamente você leu quando criança e que pode até hoje repassar aos pequenos com quem convive. Entre as mais conhecidas, estão:

  • A Lebre e a Tartaruga
  • A Raposa e as Uvas
  • O Corvo e o Jarro

Além das fábulas escritas por Esopo, muitas outras desenvolvidas por outros autores se popularizaram ao longo de tempo, como:

  • A Cigarra e a Formiga
  • O Leão, o Lobo e a Raposa

A Leiturinha separou as melhores narrativas para você resgatar em suas memórias de infância ou até mesmo conhecê-las. Veja a seguir algumas opções de fábulas para narrar aos pequenos!

A Lebre e a Tartaruga

Uma fábula de Esopo bem famosa é a história da Lebre e a Tartaruga que, com simplicidade, traz uma mensagem importante sobre humildade e compreensão.

Há muito o que aprender com essa história, mesmo que ela seja de rápida leitura, mas com certeza a situação vai gerar identificação com uma criança (e até mesmo com adultos).

A Raposa e as Uvas

Essa narrativa traz a importante mensagem de aceitar e reconhecer que, muitas vezes, podemos falhar e não há problema com isso. 🦊

Muitas vezes as crianças desistem antes mesmo de tentar, com medo de serem ridicularizadas e, na história da raposa é possível ver essa mesma situação.

O Corvo e o Jarro

Se você busca mostrar a uma criança a importância da perseverança, então essa fábula pode ser um ótimo exemplo. 🤸

Outro ponto importante dessa fábula de Esopo é a resiliência, que pode ser desenvolvida ao longo da vida e apresentada aos pequenos desde a infância.

A Cigarra e a Formiga

Assim como as outras fábulas citadas, a Cigarra e a Formiga também traz mensagens a serem consideradas. Nesse caso, sobre trabalho, colaboração e preguiça.

O Leão, o Lobo e a Raposa

Uma boa forma de compreender sobre mentira, maldade e suas consequências é por meio da história do Leão, do Lobo e da Raposa. 🦁🦊

Como você pode perceber, as histórias são características por trazerem duplas de animais, acompanhadas de uma lição de moral importante para ensinar aos pequenos.

Toda fábula tem sua moral

As fábulas com moral têm ensinamentos valorosos para as crianças e são instrumentos muito relevantes para o desenvolvimento infantil.

Isso porque, ao escutar a história, a criança aprende uma lição que promove a reflexão para seu cotidiano. Assim, os pequenos podem aplicar o aprendizado em seu dia a dia e, consequentemente, crescer como pessoa ética.

A infância é o momento mais adequado para conhecer as fábulas, pois é nessa fase do desenvolvimento que os principais valores humanos são recebidos e as perspectivas e entendimento do mundo começam a ser explorados.

Ler para a criança ou, dependendo da idade, pedir que a criança leia para você e, assim, interpretar a mensagem por trás da narrativa pode gerar boas memórias e um lindo aprendizado.

Fonte

Leia mais notícias sobre Crianças clicando aqui

Loading