Bom Exemplo

Caixa automático entrega contos literários em vez de recibos

Compartilhe Boas Notícias

E se, em vez de pedir pela senha do Wi-Fi de um estabelecimento, você pedisse um conto literário? Essa é a ideia da Short Édition, empresa francesa que criou uma espécie de caixa automático para incentivar a leitura.

“Nós sempre acreditamos no poder da literatura, e o fato de a máquina ser adaptada para o mundo moderno é uma forma de trazer as pessoas de volta à leitura”, afirmou um dos desenvolvedores da empresa, Loic Giraut, em entrevista ao Literary Hub.

O display da máquina oferece três opções para os visitantes: leitura de um, três ou cinco minutos de duração. Em seguida, um conto é impresso em um papel em formato de recibo de acordo com o tamanho escolhido. As histórias são escolhidas por meio de um concurso virtual — o escritor interessado envia seu material e um júri escolhe quais contos serão disponibilizados nas máquinas.

A Short Édition já operava na Europa, mas ganhou atenção de outras partes do mundo ao ser contratada por Francis Ford Copolla. O diretor de O Poderoso Chefão tem um restaurante chamado Cafe Zoetrope em São Francisco, nos Estados Unidos, e adorou tanto a ideia que pediu que a empresa instalasse uma de suas máquinas no local.

“Eu adorei a ideia de uma máquina que não te entrega salgadinhos, cerveja ou café em troca de dinheiro, e sim arte. Eu gostei muito do fato de você não precisar pagar”, disse o cineasta no anúncio da parceria. Segundo ele, os contos, assim como os filmes, deveriam ser consumidos de uma vez só.

As máquinas da empresa têm feito bastante sucesso. Até o momento, a Short Édition possui 150 unidades disponíveis, a maioria na França e nos Estados Unidos. A ideia é que o aparelho seja levado para outros países e que ocorra um intercâmbio cultural — de acordo com Giraut, o objetivo é que as máquinas tenham histórias de autores diversos, trazendo novas visões de mundo para os leitores.

Os funcionários do Cafe Zoetrope estão adorando a ideia. Desde que a máquina foi instalada, há cerca de um ano e meio, eles veem menos clientes no Instagram e cada vez mais pessoas concentradas na leitura e nas discussões que ela proporciona. No caso do restaurante, não é necessário ter uma reserva ou consumir algo no local para imprimir um conto: basta entrar e usar a máquina.

Quem se disponibiliza em trazer essa ideia para o Brasil?

Veja aqui o vídeo de Coppola recebendo a equipe do Short Édition em seu restaurante.

Fonte: Galileu

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago