Meio ambiente

Programa de conservação lança 1 tonelada de sementes no Vale da Ribeira, em SP

Compartilhe Boas Notícias

Que notícia boa! No dia 16 de dezembro, 1 tonelada de sementes foi lançada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Quilombo Barra do Turvo, extremo sul do Vale do Ribeira. A iniciativa faz parte de um programa de conservação que tem como objetivo reflorestar uma área equivalente a 20 estádios de futebol.

O Vale da Ribeira fica no estado de São Paulo e o lançamento das sementes foi feito através de cinco sobrevoos de helicóptero. Segundo o pesquisador científico Ocimar Bim: “Cada fragmento possui 20 subparcelas de 100 m², onde foram instalados coletores de 2m² para a captação das sementes lançadas”, explicou.

A espécie escolhida foi a Palmeira-Juçara, não somente pela ausência na região, mas porque a planta serve como alimento para mais de 68 espécies de animais. O objetivo da Fundação Florestal é reaplicar técnica conhecida como “chuva de sementes” para repovoar, em 10 anos, 48 mil hectares da região. Como você pode ver, este é apenas o início!

O Programa de Conservação da Palmeira-Juçara foi criado pela Fundação Florestal diante da exploração ilegal e ameaça de extinção desta palmeira. Portanto, a medida não é apenas resolve a questão do desmatamento, como oferecerá um habitat mais digno aos animais que moram na reserva e foram fortemente afetados pelas ações do homem das últimas décadas.

“Esta é mais uma ação em prol da retomada da espécie na Mata Atlântica. Os animais que se alimentam de seu fruto acabam levando as sementes para áreas distantes o que aumenta o seu potencial de disseminação nos nossos remanescentes florestais”, explicou o gestor da RDS Quilombo Barra do Turno, Wagner Portilho.

A exploração ilegal do palmito fez com que todas as palmeiras da região paulista desaparecessem, deixando espécies como tucanos, jacutingas, jacus, sabiás, cotias, antas, catetos, esquilos e outras sem comida. Iniciativas como esta são fundamentais para a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica, que depende de ações de fiscalização e, claro, reflorestamento!

Fonte: Ciclo Vivo

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/1-tonelada-sementes-vale-do-ribeira-sp/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago