Infantil

Como é o trabalho do palhaço no hospital?

Compartilhe Boas Notícias

O podcast O Palhaço: O Que É?, realizado pela Escola Doutores da Alegria, chega ao final da 2ª temporada com um episódio especial: Palhaço em Hospital.

Os convidados dessa conversa são todos integrantes do elenco da associação Doutores da Alegria: Suzana Aragão, atriz, palhaça, diretora e professora, conhecida nos hospitais como Dra. Tutty Bolot’s; Marcio Douglas, ator, diretor e arte-educador e Dr. Mané Pereira; e Angelo Brandini, ator, palhaço, diretor e Dr. Zorinho nos corredores do hospital. Quem puxou o bate-papo foi Raul Figueiredo, ator e palhaço, artista formador da Escola Doutores da Alegria e Dr. Zapatta Lambada.

As motivações para se tornar um palhaço em hospital e as especificidades desse trabalho marcaram a conversa. Angelo Brandini, por exemplo, entrou para o elenco dos Doutores da Alegria em 1994. Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, a princípio ele não entendia como o palhaço poderia se inserir no ambiente do hospital, um local desconhecido para ele. “Eu nunca tinha entrado no hospital! Nem para nascer! Eu nasci em casa!”, conta. Quando conheceu mais de perto o trabalho, percebeu o potencial. “Eu pirei, porque aí eu entendi o que era aquilo tudo e entendi também a função do nosso ofício, a função da arte, porque eu via o poder da arte transformando as pessoas, transformando aquele lugar”, lembra.

Marcio Douglas, que está na instituição desde 2004, destacou que Doutores da Alegria viabilizou uma estrutura de trabalho e de treinamento regular. “Isso era inédito dentro da palhaçaria, para quem não era de circo”, conta. Outro ponto significativo do trabalho é a mudança na relação do palhaço com a plateia. “A gente tem no hospital uma criança e ele é o teu grande público daquele dia. E aí, quando volta para o teatro, a quantidade de pessoas não influencia a tua qualidade artística”.

Suzana Aragão está no elenco desde 2018. A experiência com o hospital abriu novas possibilidades artísticas para a palhaça, dando concretude às vulnerabilidades da artista, a partir das vulnerabilidades do ambiente. “O hospital exige uma sutileza, um avança, um recuar, um lidar, achar o que tem ali que pode virar poesia, que pode virar graça”, enumera.

Para ouvir e ver o episódio O Palhaço em Hospital do podcast O Palhaço: O Que É?, é só acessar as principais plataformas de streaming de áudio: Spotify, Deezer, Google Podcasts e o canal do YouTube.

A realização da 2ª temporada do podcast O Palhaço: O Que É? é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Doutores da Alegria.​

Fonte

Leia mais notícias sobre Crianças clicando aqui

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago