Macaca atua como parteira e auxilia nascimento de filhote

Visualizado 279 vezes
Macaca atua como parteira e auxilia nascimento de filhote
Avalie este conteúdo

As fotos raras mostram que se ajudar mutuamente durante o nascimento também acontece entre os primatas.

Imagens revelaram uma macaca-dourada de nariz arrebitado (Rhinopithecus roxellana) realizando um parto nas Montanhas Qinling, na China.

Em um artigo publicado recentemente na revista “Primates”, pesquisadores chineses mostraram o momento em que uma macaca ajudou uma companheira da espécie em trabalho de parto.

Segundo o pesquisador Bao-Guo Li, a macaca parteira ficou próxima à gestante durante todo o nascimento. Quando a mãe começou a ter contrações, a ajudante tentou auxiliar a saída do bebê.

Esta é a primeira vez que os pesquisadores observaram esse comportamento em macacos de nariz dourado, informou a BBC. No entanto, a rede aponta que os cientistas já observaram a ajuda no parto em macacos langur, em 2014, e em macacos preto-e-branco em 2013.

“A assistência social durante o parto foi proposta como uma característica exclusivamente humana pelo fato de que o auxilio direto de outros indivíduos durante o nascimento não é comum em primatas selvagens”, disse Li.

De acordo como ele, este fenômeno ainda foi pouco observado pelos estudiosos nos nascimentos de macacos selvagens, em geral. “Embora ss macacas fêmeas geralmente possam dar à luz os seus próprios, a assistência pode “fornecer várias vantagens adaptativas em termos de esforço físico e apoio social e emocional”, explica.

O parto que ocorreu durante o dia, não deixou claro se o tempo incomum do nascimento dos filhotes estava relacionado à segunda fêmea ajudante.

“Relatórios detalhados e descrições quantitativas de nascimentos diurnos em primatas não humanos selvagens ainda são raros e continuam mal compreendidos porque a maioria dos nascimentos ocorre à noite”, acrescentou.

Fonte: ANDA

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »