Superação

Ex-gari e analfabeta, Rozeli venceu desafios e hoje leva esperança a 360 crianças pobres

Compartilhe Boas Notícias

“Eu sou gari, preta, pobre, não sabia nem ler e nem escrever. Fui vítima de violência doméstica, vivi em cárcere privado, fui mãe aos 12 anos e por muito tempo, quando não era invisível, era tratada como lixo. Hoje, represento para as crianças que acolhemos a esperança de que existe sim uma saída e que quando acolhemos com amor a nossa história e a de quem está ao nosso redor, podemos mudar o mundo!”.

Rozeli da Silva é daquelas pessoas que nos fazem acreditar em um mundo melhor. Enfrentando todas as dificuldades possíveis, ela criou há 10 anos uma ONG que transforma a vida de quase 400 crianças pobres de Porto Alegre.

“Eu sou gari, preta, pobre, não sabia nem ler e nem escrever. Fui vítima de violência doméstica, vivi em cárcere privado, fui mãe aos 12 anos e por muito tempo, quando não era invisível, era tratada como lixo. Hoje, represento para as crianças que acolhemos a esperança de que existe sim uma saída e que quando acolhemos com amor a nossa história e a de quem está ao nosso redor, podemos mudar o mundo!” , disse Rozeli ao site Só Notícia Boa.

Através da ONG Renascer da Esperança, Rozeli oferece às crianças pobres da sua cidade o acolhimento e as oportunidades que ela mesma não teve. Ela cresceu rodeada pela pobreza e só está viva graças às doações de comida que recebia ao pedir de porta em porta. Mas hoje ela decidiu que precisava contar para o mundo que não existe criança de rua.

“Nenhuma delas brotou do asfalto, nasceu nos becos, ou foi colocada ali pela cegonha. Todas têm família e têm história. Trombadinhas ou qualquer outra ofensa não às representam”, lembra Rozeli.

Desde que começou a trabalhar como gari, Rozeli entendeu que poderia ser capaz de realizar o que um dia ela sonhou: juntar as crianças que vivem na rua e cuidar de cada uma delas, abraçando sua história, seus medos, suas inseguranças e traumas.

A ideia de Rozeli foi recebida com muito amor por várias pessoas, que a ajudaram a construir a ONG. Em 1998, três anos depois da estruturação do projeto, a ONG ganhou sua sede: duas casinhas de madeira em um grande pátio, cedido pelo presidente da empresa em que Roseli trabalhava.

Desde então tudo mudou. A ONG Renascer da Esperança hoje oferece colhimento, incentivo, educação, e recreação às crianças que antes não tinham nada. Hoje, graças a Rozeli, à ONG e aos muito aliados do projeto, essas tem esperança de uma vida melhor.

Atualmente, a ONG Renascer da Esperança cuida de mais 360 crianças e oferece reforço escolar, oficinas extracurriculares e diversas atividades… colhe frutos de um sonho que, com muita dedicação e superação, se tornou real.

Fonte: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/ex-gari-e-analfabeta-rozeli-venceu-desafios-e-hoje-leva-esperanca-a-360-criancas-pobres/?fbclid=IwAR0r5FnzDJXjb2QNz0GKnrAXz1Nr2npUk96QVkeHFd5iU39Vjpf57TRmV-U

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago