Infantil

Menina de 8 anos escreve livros para que crianças se sintam representadas nas histórias e se motivem a ler

Compartilhe Boas Notícias

Tudo começou quando Selah Thompson tinha apenas 5 anos e se deu conta de que a maioria de seus colegas do jardim da infância não sabiam ler. Como leitora ávida e fã de livros, a menina – que hoje tem 8 anos, decidiu lutar contra isto e com a ajuda de seus pais criou o Projeto The Empowered Readers Literacy.

Hoje, além de já ter dois livros publicados, Selah possui sua própria organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo lutar contra o analfabetismo funcional e diminuir a população prisional juvenil. Isto porque, seus pais Khalil e Nicole Thompson começaram a pesquisar e descobriram que 85% das crianças no sistema prisional juvenil são analfabetas funcionais.

Em outras palavras, a leitura é capaz de mudar o futuro de muitas crianças “As estatísticas dizem que algumas prisões prevêem o número de celas que construirão no futuro com base nos resultados dos testes de leitura da terceira série”, explicou seu pai Khalil.

Foi quando a família decidiu doar 20 mil livros às crianças em situação de vulnerabilidade a partir dos projetos Marcha das Crianças pela Alfabetização, Projeto 500 e sua Viagem de Livros de Férias. Porém, a própria Selah chegou à conclusão de que isto não seria o suficiente.

Segundo ela, uma das principais dificuldades das crianças, que constribui para o analfabetismo, é a falta de representatividade e de entusiasmo quando não se encontram refletidas nas páginas do livro. E através desta preocupação real, a garota decidiu escrever um livro que apresenta uma personagem principal parecida com ela, além de compartilhar os mesmos interesses.

Lançado em novembro de 2019, o Penelope the Pirate Princess foi um sucesso tão grande, que a mini autora acaba de lançar a sequência agora no fim de 2020. “Há muita inspiração por trás do fato de que esta é uma criança que escreveu essa história e veio com ela. Vocês [crianças] podem fazer sua própria história e fazer todas as coisas que os adultos podem fazer em uma idade jovem e você realmente deve saber que tem poder em sua voz e ideias”, diz o pai orgulhoso.

Livros são capazes de nos transportar a universos mágicos e imaginários, mas, mais do que isto, nos formam enquanto pessoas e podem mudar o futuro de muita gente, como esta garotinha provou.

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/menina-escreve-livros-lutar-analfabetismo/

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago