Tecnologia

Moto elétrica ideal tem que ter assento, bagageiro e ser acessível

Compartilhe Boas Notícias

Scooters ou motos elétricas compartilhadas seriam campeões da micromobilidade se não fossem mal projetadas e, por isso, pessimamente usadas: essa é a opinião dos designers David Liddell e Joshua Maruska, que sugeriram, em um artigo para a Fast Company, qual seria a scooter perfeita. Acompanhe.

Ergonomia

Quem já usou uma scooter sabe o quão é ruim ter que pilotar de pé. Além de problemas que aparecem (como dor nas costas e nos joelhos), a posição facilita acidentes por conta do equilíbrio precário.

Os dois designers sugerem um veículo com um assento e rodas maiores, “criando mais equilíbrio entre o tamanho do veículo e do piloto e eliminando a aparência de um adulto usando um brinquedo”.

Teague/Reprodução

Bagageiro

Usar uma scooter compartilhada não é para quem anda com mais de uma bolsa (e os serviços desencorajam os usuários a levar mochilas, sacolas ou outros volumes, sob risco de comprometer o equilíbrio). Se seu papel dentro da mobilidade urbana é servir a qualquer um, essa deficiência elimina quase todo mundo que hoje ocupa as calçadas.

Uma solução simples, segundo David Liddell e Joshua Maruska, seria, além da cesta na parte de trás, um gancho para bolsas que trava quando a corrida começa. Só seria possível encerrar a viagem depois de remover a bolsa do gancho e, então, engatar o descanso.

Teague/Reprodução

Pagamento

Para se tornarem realmente uma opção de micromobilidade, serviços de compartilhamento de scooters têm que ser para todos.  A pergunta que os dois designers fazem é: as empresas estão usando o modelo de negócios certo?

Segundo eles, um modelo alternativo seria integrar esses serviços ao de transporte público, usando como pagamento (falando de Brasil) vales-transporte. “Isso ajudaria a fornecer acesso mais equitativo, inclusive para aqueles sem contas bancárias e celulares. Serviços municipais fornecem acesso a todos, enquanto serviços de aplicativos fornecidos por startups de tecnologia e mobilidade são muito mais restritos”.

Teague/Reprodução

 

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/206222-moto-eletrica-ideal-tem-ter-assento-bagageiro-acessivel.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago