A Comic Con de San Diego pode até ser pioneira e mais famosa, mas o maior festival geek do mundo é brasileiro: em apenas cinco anos de existência (este será o sexto), a Comic Con Experience (CCXP) de São Paulo, que este ano ocorre entre 5 e 8 de dezembro, reuniu quase 1 milhão de pessoas.
Os números são impressionantes: em 2017, o evento ocupou um espaço de 115 mil metros quadrados, o equivalente a 16 campos de futebol do Maracanã. Mais de 1,7 mil quadrinistas e ilustradores apresentaram seus trabalhos e 200 artistas de cinema, séries e TVs fizeram aparições ou palestras para o público, em uma programação com mais de 150 horas de atividades — sem contar os espaços das chamadas ativações publicitárias (ambientes criados especialmente para o evento) e os cosplayers. Mas afinal, qual o segredo para tamanho sucesso?
O poder dos geeks
Não
raro negligenciados ou vistos como “excluídos” pelo restante da
sociedade, os geeks (ou nerds) — pessoas que consomem muita cultura pop,
ficção científica, quadrinhos e games — têm alto poder de mercado. Não à
toa, estão dispostos a pagar (e muito) por experiências que os
aproximem ainda mais do universo que tanto amam. Em 2019, os ingressos
para os quatro dias de CCXP, todos esgotados, custavam R$ 960 (inteira)
no primeiro lote e chegaram a R$ 1180 no terceiro e último, com opções
“premium” que chegavam a R$ 8 mil.
Presença de Hollywood
Embora não tenha associação ou relação com a Comic Con de San Diego, a CCXP tem seguido os passos do evento norte-americano e dado cada vez mais destaque para atrações de cinema e televisão, em vez dos quadrinhos. Em 2018, convidados internacionais como Maisie Williams (a Arya Stark, de Game of Thrones), Sandra Bullock (que na época estava divulgando o filme Birdbox) e Brie Larson (a Capitã Marvel) agradaram o público.
Este ano, a programação terá a pré-estreia de Frozen 2, além da presença da Gal Gadot (a Mulher-Maravilha), Margot Robbie (a Arlequina. de Esquadrão Suicida) e parte do elenco de Star Wars – A Ascensão Skywalker, filme que encerra a terceira trilogia da franquia e chega aos cinemas no dia 19 de dezembro.
Uma marca de cultura pop
O nome por trás da CCXP é
o Omelete&CO, atualmente uma das marcas mais relevantes do Brasil
quando o assunto é cultura pop, que está sempre em contato com o público
do evento.
Ativação de marcas
Além de contribuírem para o faturamento do evento, os espaços em que marcas fazem ações para divulgar produtos de forma atraente fazem sucesso com o público da CCXP. São espaços que recriam ambientes de séries e filmes conhecidos, ou com atividades e brindes adaptados para o universo.
Fonte: Galileu
%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…
Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…
Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…
Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…
Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…
Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…