Sustentabilidade

Do campo para mesa: plataforma integra produtores e consumidores

Compartilhe Boas Notícias

De onde vêm os alimentos que você consome? Até a chegada à mesa, as etapas de produção, processamento, comercialização e preparo das refeições podem trazer impactos significativos para uma alimentação saudável e para o meio ambiente.

Para promover a integração de sistemas agroalimentares locais da Serra da Mantiqueira e do Vale do Rio Paraíba desde as primeiras etapas produtivas até a chegada aos consumidores dessas regiões, a a Silo – Arte e Latitude Rural lançou o programa CaipiraTech Lab.

Foto: Divulgação | CaipiraTech

Com apoio do Instituto Ibirapitanga, o programa tem como objetivo garantir a manutenção da produção e da distribuição dos alimentos.

Comunidades tradicionais

O Caipira Tech Lab privilegia comunidades tradicionais de agricultores e prestadores de serviço das áreas rurais nas divisas entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Foto: Divulgação | CaipiraTech

A plataforma CaipiraTech vai estar disponível para os consumidores no início de 2021, com a venda de alimentos. Para atender à demanda, os produtores vão receber instruções de logística e consultoria para incentivar vendas e formar uma rede de corresponsabilidade.

Para incentivar a troca de conhecimentos e compartilhar histórias de vida e práticas cotidianas entre os participantes, o programa oferece minicursos sobre Gestão, Finanças e Comunicação para 15 pequenos produtores, de 20 de setembro a 8 de outubro.

“Estar consciente disso significa valorizar a cultura e a economia local e fomentar a produção, comprando alimentos dentro do que se denomina circuito curto. O mapeamento e a campanha de comunicação que realizamos colabora para que se possa conhecer e reconhecer quem produz”, destacou Cinthia Mendonça, diretora e fundadora da Silo – Arte e Latitude Rural. 

Foto: Divulgação | CaipiraTech

Formas de organização participativas, orientadas pela agroecologia, contribuem para a democratização do acesso a alimentos sem agrotóxicos, a redução do consumo de ultraprocessados e a criação de circuitos locais de distribuição e de instrumentos alternativos de regulação política e institucional. Pode alterar os fluxos de distribuição de riqueza e prevenir a degradação das culturas alimentares locais.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/alimentacao/do-campo-para-mesa-plataforma-integra-produtores-e-consumidores/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago