Madri vai espalhar jardins verticais em rodoanel

Compartilhe Boas Notícias

A capital da Espanha acaba de anunciar um projeto que aumentará sua infraestrutura verde. A ideia é cobrir o concreto de toda a rodovia M-30, que circunda os distritos centrais de Madri, com jardins verticais. A primeira fase do projeto-piloto teve início na última semana.

Melhorar a qualidade do ar está entre os objetivos da iniciativa. Por isso, na vegetação serão instalados sensores de poluição, de forma que será possível entender qual é a captação de poluentes local. Na divulgação da ação, a prefeitura também salientou que os jardins verticais vão inibir as pichações.

O sistema a ser implantado será dobrável e de fácil acesso, facilitando a manutenção. Além disso, a irrigação e o monitoramento serão automatizadas, o que significa que as condições dos jardins poderão ser acompanhadas em tempo real.

As espécies a compor o jardim vertical, de acordo com a prefeitura de Madri, serão altamente resistentes, adequadas para as condições do ambiente e de baixo consumo de água.

Um trecho de 400 metros da M-30, na Avenida de la Ilustración, será o primeiro a receber a intervenção verde. Após a fase de testes, a segunda fase começará em 2024. Ao todo, a ideia é que 100 mil metros quadrados de concreto sejam cobertos por vegetação.

Intitulado Calle 30 Natura, o projeto terá investimento de 30 milhões de euros e integra a estratégia de sustentabilidade ambiental Madrid 360.

“Este projeto de requalificação e regeneração de uma via tão emblemática permitirá melhorar as nossas políticas de sustentabilidade” cujo objetivo é “compatibilizar o crescimento da cidade com a melhoria da nossa qualidade de vida e da nossa qualidade do ar”, afirma José Luis Martínez-Almeida, prefeito de Madri.

Para além de melhorar o ar, a vegetação pode reduzir a poluição sonora – absorvendo ruídos – favorecer os polinizadores, amenizar ilhas de calor e ainda embelezar a via, tornando o trajeto mais agradável.

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago