• ter. mar 12th, 2024

Meio ambiente

  • Home
  • Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção de novos edifícios, segundo o Pnuma. Por outro lado, optar por produtos ecológicos, reciclagem de…

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa Van Raam quer mostrar que o que as cidades realmente precisam atualmente é de mais…

Brasileiros ganham prêmio de arquitetura com projeto de escola

Estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie foram premiados em março em um concurso internacional de arquitetura, promovido pela plataforma Archstorming.

Transforme os restos de poda em adubo para árvores

Imagem: HotPhotoPie | DepositphotosComo já afirmou Lavoisier, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Quando observamos o ciclo das plantas em uma floresta vemos que as folhas,…

Estrutura coleta e armazena água da chuva para consumo seguro

Uma estrutura acessível para coleta e armazenamento de água da chuva para consumo foi projetada pelo estúdio de design queniano BellTower. A ideia do projeto é ajudar as nações emergentes…

Fortaleza testa faixa que ilumina pedestre em travessia

Fortaleza, capital do Ceará, acaba de implantar um modelo inteligente de iluminação para faixa de pedestre.

Limpeza subaquática recolhe 300 kg de lixo em Salvador

A produção de resíduos durante o Carnaval é gigantesca e em cidades litorâneas o descarte incorreto leva a problemas graves, como a chegada do lixo nos mares e oceanos.

31 líderes mulheres unem-se para lançar livro sobre agenda ESG

No dia 9 de março, às 19h, a Editora Leader lançou, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional na Avenida Paulista, o livro “Mulheres ESG – Medir para Mudar | Volume…

Fogão solar dobrável transforma qualquer lugar em cozinha

Enquanto sua comida está cozinhando em pleno jardim, você pode relaxar e aproveitar os momentos ao ar livre, sem se preocupar com fumaça, gás, com comida queimando ou com a…

União Química conclui plantio de 100 mil mudas na Cantareira

A União Química, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, conclui nesta terça-feira (28) o plantio de 100 mil mudas de árvores no Sistema Cantareira, em São Paulo. O cultivo…

O Porto de Itapoá, no estado de Santa Catarina, se torna o primeiro em toda a América do Sul a implantar o uso de guindastes movidos por controle remoto

Em maio de 2022, o Porto de Itapoá recebeu os primeiros equipamentos, enquanto a segunda leva foi programada para novembro do mesmo ano. Esses guindastes têm capacidade para empilhar até…

São Paulo lança aplicativo público para transporte individual

Para quem deseja conhecer o aplicativo, é preciso buscar o “mobizapSP Passageiro”. | Foto Priscilla Du Preez | UnsplashNa última quinta-feira (23), foi lançado na capital paulista o mobizapSP, um…

John Kerry declara compromisso de trabalhar com o Fundo Amazônia

Depois de se reunir com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em Brasília, nesta terça-feira, 28 de fevereiro, enviado especial dos Estados Unidos para o…

Potes de sorvete viram paredes de biblioteca comunitária

Os potes que armazenam sorvete são geralmente fabricados com PEAD (polietileno de alta densidade), um tipo de plástico bastante rígido, leve e resistente. Normalmente, após o consumo da sobremesa, o…

Sustentabilidade ganha mais espaço nas instituições de ensino

Sabemos que o papel da escola vai muito além de ensinar as matérias tradicionais como Língua Portuguesa, Matemática, História ou Geografia. Além disso, é responsabilidade também da escola viabilizar outros…

ONU consegue acordo para proteção da biodiversidade marinha em águas internacionais

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou os países-membros por terminarem o texto do Tratado do Alto Mar para proteger 30% dos oceanos do mundo e garantir a conservação…

Mini trailer para elétricos cabe dentro da garagem

Um trailer compacto, elegante e moderno é o mais novo conceito de veículo da Airstream e da Porsche. Ambas reconhecidas no mercado de luxo, as marcas se uniram para criar…

Mais de 2,3 mil ribeirinhos recebem atendimento via telessaúde na Amazônia

Cuidar das pessoas que cuidam da floresta é a missão da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), organização que completou, em 2023, 15 anos de atuação em prol da melhoria da qualidade de vida…

Estudantes constroem casa modular e desmontável de madeira

Uma casa foi construída ao longo de dez semanas por 12 alunos de arquitetura e engenharia de Londres, em diferentes estágios de formação. O modelo construtivo é baseado em um…

Jardins filtrantes de 7 mil m² vão despoluir riacho no Recife

Uma solução baseada na natureza será empregada na despoluição de um afluente do rio Capibaribe em Recife, Pernambuco. Trata-se dos jardins filtrantes, um agrupamento de plantas aquáticas nativas que realizarão…