Como se bronzear no verão e proteger a pele do sol? Especialistas dão dicas!

Compartilhe Boas Notícias

Ficar bronzeada no verão é o desejo de muita gente! Mas como pegar sol e ainda deixar a pele saudável?

É que os raios solares costumam deixar a pele extremamente vermelha, ardida e com queimaduras logo no primeiro dia de exposição solar. Para te ajudar a pegar aquele bronzeado sem ressecar ou queimar a pele, a dermatologista Karla Assed, queridinha entre famosas como Angélica e Deborah Secco, contou as dicas para a gente!

“Como se bronzear rápido?” Você é do time que faz essa pergunta sempre que o verão se aproxima? Se a resposta é positiva, saiba que para conquistar a marca do biquíni, não é preciso descuidar da saúde deixando o protetor solar de lado ou usando apenas o bronzeador. “Quando você pega um dia de sol sem filtro solar, sem nenhuma proteção, você não fica bronzeada, você fica mais vermelha por causa da ativação da melanina”, explicou a dermatologista Karla Assed. Confira as dicas da especialista!

Para deixar a pele bronzeada, filtro solar é fundamental

Acredite: dá para deixar a pele bronzeada usando protetor solar, seja ele físico ou químico. O item, inclusive, evita que a pele fique descascando depois de um dia de praia ou piscina. “O filtro solar te protege, mas ele deixar passar, ainda, alguns raios solares pela pele e isso ativa o melanócito”, explicou Karla Assed. O melanócito é a célula que possui a melanina, que dá a cor à pele. “O ideal é pegar sol devagar e se expor sempre com filtro, porque você usando filtro solar, você se protege e bronzeia. Ele pode permitir que você bronzeie sem que fique passando por aquela etapa da pele vermelha”, aconselha.

‘Bronzeador não é confiável’

Ficar bronzeada em poucos dias de sol, principalmente usando filtro solar, como é recomendado, é difícil, principalmente para quem tem a pele clara. Por isso, muita gente aposta no bronzeador, mas o item não é o mais indicado pelos dermatologistas. “Se for um autobronzeador, é superconfiável porque é só tinta. O bronzeador não é confiável porque ele estimula a melanina, então pode manchar a pele. As pessoas de pele muito clarinha, que a gente chama de fototipo 1, que são aquelas muitos branquinhas, de olhos claros e cabelos claros, têm que tomar muito cuidado, porque o autobronzeador, como estimula a melanina, pode provocar uma queimadura na pele”, explica. Para agilizar o bronzeado, alguns alimentos podem ajudar. “Substâncias como betacaroteno ou frutas de cor amarela, quando você ingere, te estimulam a ficar mais tempo bronzeada”.

Cuidar da pele depois de tomar sol ajuda no bronzeado

Mesmo que você use filtro solar, cuidar da pele ao voltar da praia ou da piscina é importante, além de ajudar a prolongar a cor de verão. “É muito comum você ter uma desidratação da pele. Por isso a pele fica vermelha e resseca. A dica é: após o banho, com a pele molhada, use um óleo, de preferência, óleo de amêndoas doce, e se enxugue sem retirar o excesso. Por cima, hidrate a pele com um creme, que pode ser a base de ureia ou semente de uva”, indica.

Fonte: Pure People por Beatriz Doblas

admin

Recent Posts

Startup transforma desperdício em alimentos para quem precisa.

A empresa Connecting Food é a primeira startup brasileira de impacto social que atua evitando…

1 semana ago

Prime Day: Amazon fará shows com Billie Eilish, HER e Kid Cudi

Imagem: Prime Video / Reprodução A Amazon revelou que a edição 2021 do evento de…

1 semana ago

Desfile consegue mais de R$ 100 mil em doações para cestas básicas – Virtz

Alimentos serão destinados a instituições que ajudam populações vulneráveis; contribuição pode ser feita até o…

1 semana ago

Esta apicultora resgatou um enxame de abelhas com as mãos nuas e deu a elas uma nova abelha rainha

As abelhas têm recebido bastante atenção ultimamente, já que esta época do ano significa o…

2 semanas ago

App traz dados sobre mais de 270 espécies da Mata Atlântica

Mata Atlântica Foto: Heris Rocha Pesquisadores da Embrapa Agrobiologia (RJ) e da Universidade Federal Rural…

2 semanas ago

Amazon Prime Day 2021 será realizado entre 21 e 22 de junho

A Amazon anunciou, nesta quarta-feira (02), que o Amazon Prime Day será realizado entre 21 e 22 de junho.…

2 semanas ago