Meio ambiente

PR implementa projeto de universitários para geração de energia solar nos pontos de ônibus da cidade

Compartilhe Boas Notícias

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a responsável por projeto que implementou tecnologia para geração de energia solar nas estações-tubo de Curitiba a partir de módulos solares orgânicos.

A instituição acompanhou a aquisição, instalação e eficiência energética das células para validar a melhor opção a ser adotada pela cidade. A ideia surgiu depois de um estudo de doutorado conduzido na universidade.

A geração de energia nos pontos de ônibus conhecidos como estações-tubo transforma a energia solar em corrente elétrica. Para isto, foram instalados painéis flexíveis e leves, os OPVs (Organic Photovoltaics), filmes fotovoltaicos orgânicos. Os OPVs são materiais novos, feitos com polímeros e, portanto, diferentes dos painéis solares rígidos comumente utilizados neste tipo de processo, feitos de silício.

“A superfície do telhado das duas estações-tubo é adesivada com vários painéis de OPVs, conectados em paralelo e, posteriormente, a um inversor. A energia gerada é usada para o consumo da própria estação, com a abertura e fechamento das portas, elevador, iluminação e pontos de carga USB para celulares”, detalha a professora Lucimara Stolz Roman, coordenadora do projeto na UFPR.

A energia convertida pelos módulos solares é usada para a iluminação, funcionamento da catraca e das portas automáticas das estações. Quando a energia gerada for maior que a utilizada, ela é distribuída para a rede. A intenção é realizar um projeto em outras estações-tubo e corredores de transporte – entre eles o Leste-Oeste, projetado para operar com veículos elétricos.

O projeto começou com a tese de doutorado de Anna Gabriela Tempesta, com supervisão da professora Lucimara, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais.

“O interesse em instalar módulos solares orgânicos nas estações-tubo se deu pelo fato de as estações terem uma superfície cilíndrica. Instalar módulos solares de silício alteraria o design, já que a camada ativa desses módulos tem superfície rígida. (…) Uma vez que foram instalados os módulos solares, foi monitorada a eficiência ao longo de dois anos e meio. Esse monitoramento incluiu medição de corrente versus tensão, medições de temperatura e acompanhamento da umidade do ar. Além da análise de desempenho dos módulos solares, foi realizado também um estudo de efeito da poeira na eficiência dos módulos”, detalha Anna.

A UFPR – por meio do Grupo de Dispositivos Nanoestruturados (DiNE), do Departamento de Física – propôs para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) uma inovação para as estações-tubo de Curitiba, com a instalação das células solares orgânicas, que não alteram a estrutura e arquitetura do tubo.

“A UFPR recebeu uma estação-tubo para efetuar suas pesquisas e seguir com a prova de conceito. A estação foi instalada no Centro Politécnico. Na sequência, foram acopladas as células solares orgânicas recebidas por doação de uma empresa. O laboratório DiNE fez toda instalação elétrica e off-grid (quando a energia gerada é direcionada para baterias estacionarias, diferente do projeto atual que a energia vai para a rede elétrica e é imediatamente usada) e avaliou os pontos fortes e fracos da tecnologia”, relembra a professora Lucimara.

A equipe da UFPR é composta pela professora Luciamara, pela física e analista em Ciência e Tecnologia Anna Gabriela Tempesta, por um aluno de pós-doutorado e por um estagiário. “A equipe é responsável pelas visitas frequentes de acompanhamento nas estações-tubo para avaliação das propriedades elétricas e validação das instalações. Aliado ao cronograma técnico, a equipe faz um trabalho de divulgação científica sobre o uso de painéis fotovoltaicos, suas propriedades e diferentes materiais associados a essa tecnologia de energia limpa”, finaliza a professora.

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago