• ter. mar 12th, 2024

natureza

  • Home
  • Brasileiros ganham prêmio de arquitetura com projeto de escola

Brasileiros ganham prêmio de arquitetura com projeto de escola

Estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie foram premiados em março em um concurso internacional de arquitetura, promovido pela plataforma Archstorming.

Orquídea Negra: +60 Fotos Impressionantes e Como Cultivar!

A orquídea negra surge como uma opção de planta para cultivar em casa dando um toque elegante ao jardim. Elas chamam a atenção de diversos cultivadores ao redor do mundo, principalmente…

Jardins filtrantes de 7 mil m² vão despoluir riacho no Recife

Uma solução baseada na natureza será empregada na despoluição de um afluente do rio Capibaribe em Recife, Pernambuco. Trata-se dos jardins filtrantes, um agrupamento de plantas aquáticas nativas que realizarão…

Parque regula a água da chuva com “floresta flutuante”

Um recente projeto paisagístico implantado na China revela o potencial de colocar a natureza no topo das prioridades ao projetar áreas de lazer. O escritório Turenscape apostou em espécies resistentes…

Moradores do RJ transformam terreno abandonado em horta de 15 mil m² que oferece alimentos à população

Saem os sacos de lixo, entulhos e resíduos de escavações e entram as sementes e mudas de árvores. Foi assim que nasceu a horta comunitária Quincas Borba, localizada na zona…

E-seed: cientistas criam aparelho que abre túneis na terra para plantar sementes em lugares de difícil acesso

Pesquisadores da Carnegie Mellon University (Pittsburgh) desenvolveram um biotransportador que consegue abrir um túnel através da terra para realizar semeaduras em lugares de difícil acesso. Chamado E-seed, o dispositivo tem…

Vila que vivia da extração de carvão passa a investir em floresta em pé e vira rota de mountain bike

Os moradores da Vila de Cumberland, em Vancouver, no Canadá, escolheram largar seu passado ligado à mineração de carvão para se tornar um local consciente e engajado na causa ambiental.…

Elefantas resgatadas juntas de circo se reencontram e se reconhecem depois de mais de 20 anos separadas

Sabe quando lembramos de algo que aconteceu há tempos e nos dizem que temos “memória de elefante“? A expressão não é à toa! Estudos mostram que esses animais têm uma…

Projeto recupera mais de 2.500 corais em Pernambuco

Os recifes de corais brasileiros vêm enfrentando diversas ameaças, principalmente, relacionadas ao aquecimento global e ao branqueamento, que podem levá-los à morte. Por isso, fomentar ações de recuperação e conservação…

Resgatada no Brasil, onça-pintada em extinção é solta no Pantanal e se torna 1ª da espécie a poder viver livre na natureza em 70 anos

A onça-pintada Jatobazinho foi solta no Pantanal de Iberá, na Argentina, no começo deste ano, graças a uma iniciativa do Pnuma, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Tudo o que você precisa saber para plantar girassol

Está chegando o verão e, com ele, o sol forte! E poucas flores representam melhor este momento do que a Helianthus, comumente conhecidas como girassóis.

Engenheiros criam turbina eólica sem pá que pode ser instalada em casas, é mais barata e não ameaça pássaros

Já imaginou turbinas eólicas que podem ser instaladas em qualquer ambiente externo para gerar eletricidade – como jardins de casas, garagens de prédios e pátios de empresas –, exatamente como…

Totalmente extintas no RJ há mais de 100 anos, antas começam a voltar à natureza

Maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta-brasileira não era mais vista na natureza no Estado do Rio de Janeiro desde 1914, quando foi registrada pela última vez no…

Está aberta a temporada para ver baleias em Santa Catarina

O litoral Sul de Santa Catarina dá as boas-vindas à temporada da Baleia Franca. Até outubro é comum avistar baleias nas águas do mar catarinense porque, nesta época do ano, a região…

Parques de preservação para curtir a natureza no Brasil

Criados para proteger a maior biodiversidade do planeta, 74 parques nacionais estão espalhados por áreas de quase todos os estados brasileiros e Distrito Federal (com maior concentração nas regiões Nordeste…

Rodovia em SP ganha ponte verde feita com espécies ameaçadas de extinção que evita atropelamento de animais

Na Rodovia Nova Tamoios, em São Paulo, um projeto da startup PlantVerd, que atua na recuperação de áreas ambientais degradadas, promete solucionar esse problema. Com investimento da Dersa, responsável pela…

Floresta boia no porto holandês de Rijnhaven

A empresa holandesa Mothership vai instalar uma floresta flutuante no porto de Rijnhaven, em Roterdan, para chamar a atenção das pessoas para a importância da natureza.

8 plantas que você pode cultivar na água

Você sabia que existem plantas domésticas que são geneticamente programadas para formarem raízes a partir de pedaços expostos à umidade? O caroço do abacate ou o topo da cenoura, ao…

Ilha do Mel, Paraná: pousadas, fotos e tudo o que fazer

A Ilha do Mel é um dos lugares mais incríveis do litoral do Paraná, que pouca gente conhece, mas que possui natureza e praias exuberantes, o que torna a cidade…

10 ninhos de aves criativas construídos em locais incomuns

Curiosidades, Todos • Comentários fechados em 10 ninhos de aves criativas construídos nos sítios mais esquisitos • 8813 Os ninhos são muito importantes para as aves, pois servem para proteger os…