• ter. abr 23rd, 2024

Técnico de radioterapia cria máscaras lúdicas para amenizar a dor de crianças com câncer em hospital de SP

Compartilhe Boas Notícias

O técnico em radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Robson Luiz de Souza, cria máscaras lúdicas para aliviar as sessões de radioterapia de crianças que estão em tratamento contra o câncer.

A ideia de estampar as máscaras usadas nas sessões com super-heróis e personagens de desenhos infantis surgiu em 2018, ao pesquisar na internet formas de tornar esse momento menos doloroso para os pequenos pacientes.

O curioso é que Robson não tinha experiência com pintura. Então, fazer as primeiras máscaras foi um desafio para o profissional. Mas com muita prática, Robson acabou pegando o jeito e o resultado positivo é imediato!

“A gente percebe que faz toda diferença o fato dela não usar uma máscara branca e sim um personagem que ela escolheu. Apesar da máscara apertar, tem criança que pede pra ficar com a máscara, quer tirar foto”, diz Robson.

Técnico em radioterapia cria máscaras lúdicas para amenizar a dor de crianças com câncer em hospital de SP 2

Máscaras aliviam o tratamento das crianças. Foto: Reprodução

“A gente une o conhecimento técnico com olhar no ser humano. É super importante conciliar as duas coisas, principalmente quando a gente fala de pacientes oncológicos”, completa.

Robson explica que a máscara dispensa a necessidade de anestesia, o que faz com que as crianças se sintam mais confortáveis durante as sessões de radioterapia.

“A gente cria um vínculo de amizade com a criança e com o familiar.”

O profissional conta que a iniciativa uniu a equipe médica e que voluntários ajudam a manter o projeto. Ele também revela que a ideia se espalhou pelo Brasil e cruzou fronteiras, sendo replicada, por exemplo, no Egito.

Fonte

Loading