Cientistas desenvolvem colírio para substituir cirurgia de catarata

conjuntivite
Visualizado 2.087 vezes

Medicamento pode estar disponível dentro de cinco anos

A catarata é responsável pela metade dos casos de cegueira no mundo. Mesmo assim, a cura para a doença ainda depende de uma cirurgia complexa e nada acessível. Mas, se depender de um grupo de pesquisadores da University of California San Diego, a solução para a doença pode estar mais perto do que nunca.

O time de pesquisadores publicou recentemente na revista Nature que está desenvolvendo um colírio que pode ser capaz de dissolver a catarata. A tentativa é decorrência da descoberta de que pacientes jovens que sofrem de catarata não produziam um hormônio esteroide conhecido como lanosterol.

Com esse dado em mãos, os cientistas começaram a realizar experimentos. O primeiro deles foi a aplicação de uma solução contendo o hormônio em células do cristalino humano, o que apresentou bons resultados. Depois disso, foram realizados testes em animais com resultados surpreendentes: um grupo de treze coelhos com catarata severa foi tratado com a solução e 11 deles apresentaram melhoras significativas. Os testes em humanos devem começar em breve e podem ser o avanço que algumas pessoas esperavam na busca pela cura da doença.

 

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Cientistas desenvolvem colírio para substituir cirurgia de catarata"

Deixe um comentário

Translate »