Dormir bem deixa indivíduo mais positivo e de bem com a vida

Visualizado 304 vezes
Dormir bem deixa indivíduo mais positivo e de bem com a vida
Avalie este conteúdo

Estudos comprovam mais uma vez que quem consegue dormir bem leva uma vida mais positiva e com menos riscos a desenvolver depressão.

Sono e positividade

Se você está com problemas de sono ou não consegue dormir o suficiente, não é apenas a sua saúde física que está sendo prejudicada: Você está prejudicando sua saúde mental também.

De acordo com o professor Ivan Vargas, da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA), pessoas privadas de sono perdem parte da sua capacidade de serem pessoas de mentalidade positiva.

Isso pode não parecer grave, mas especialistas afirmam que a incapacidade de pensar positivamente é um sério sintoma de depressão que pode ser perigoso se não for resolvido.

“Em geral, nós temos uma tendência a notar estímulos positivos em nosso ambiente,” disse Vargas. “Nós tendemos a nos concentrar em coisas positivas mais do que em qualquer outra coisa, mas agora estamos vendo que a privação do sono pode reverter esse viés”.

Falta de sono e depressão

Vargas e sua equipe pegaram 40 adultos saudáveis e distribuíram-nos aleatoriamente em dois grupos, um dos quais passou 28 horas consecutivas acordados, enquanto o outro passou por oito horas completas de sono.

Todos os voluntários então participaram de um teste de computador que mede a precisão e tempo de resposta na identificação de rostos felizes, tristes e neutros – para avaliar como eles prestavam atenção em informações positivas ou negativas.

Aqueles que estavam com privação de sono aguda mostraram-se menos propensos a se concentrar nos rostos felizes. Eles não se concentraram mais nos rostos negativos, mas foram menos capazes de identificar os positivos.

De acordo com Vargas, isto tem implicações para as pessoas com depressão. Existem muitos sintomas de depressão – incluindo sentir-se triste e não conseguir mais apreciar coisas que você normalmente gosta – mas o sono ruim está associado a um sinal particularmente grave da condição.

“A depressão é tipicamente caracterizada como a tendência de pensar e sentir-se mais negativo ou triste. Mas, mais do que isso, a depressão está associada a sentir-se menos positivo, menos capaz de se sentir feliz,” disse o pesquisador. “Da mesma forma, se você não tiver dormido o suficiente, isso reduz sua capacidade de captar as coisas positivas, o que, ao longo do tempo, pode trazer um risco de depressão.”

Fonte: Diário da Saúde

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »