• ter. abr 23rd, 2024

Jovem do PR é premiado na maior feira científica do mundo por invenção de bioinseticida que mata mosquito da dengue

Compartilhe Boas Notícias

1,5 mil jovens de 70 diferentes países e João Pedro Silvestre Armani, do Paraná, foi o único brasileiro premiado na Regeneron International Science and Engineering Fair, maior feira científica do mundo, na categoria Ciências Animais.

O garoto levou o 4º lugar no ranking geral da competição graças a uma invenção que desenvolveu no Ensino Médio, enquanto ainda era estudante do Colégio Alfa, com a ajuda da professora orientadora Carlise Debastiani: um bioinseticida feito de resíduos agroindustriais capaz de combater o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zika.

A motivação do jovem foi pensar um inseticida que acabasse com o mosquito sem contaminar o meio ambiente ou adoecer a população das regiões onde é aplicado. A resposta para o desafio veio por meio de três resíduos bastante gerados pela agroindústria em seus processos produtivos: as cascas de café, as escamas de tilápia e as cascas de uva.

Testes em laboratório provaram que os inseticidas feitos por João Pedro a partir desses insumos são altamente eficazes para combater o Aedes aegypti em todas as suas fases iniciais – ovo, larva e pupa, quando está mais próximo do nascimento -, além de terem longa duração e nenhuma toxidade para o meio ambiente ou para as pessoas. Sem contar que dão um fim responsável para os resíduos de café, tilápia e uva, atualmente descartados pela indústria em aterros sanitários.

A invenção também já rendeu a João Pedro o 2º lugar em outro prêmio internacional: o da USAID, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, que reconhece inovações que contribuem para o desenvolvimento da saúde em nível global.

Assista, abaixo, João Pedro explicando mais sobre sua invenção para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, maior feira científica da América Latina. Voa, menino!

Fonte

Leia mais notícias sobre Saúde clicando aqui

Loading