Ex-catadora de recicláveis realiza sonho e lança livro de poesias

fatima_dos_santos_maria_lourdes_da_silva
Visualizado 630 vezes

Fátima dos Santos lança livro nesta terça (26) em Mogi das Cruzes.
Autora que estudou até a 5ª série dedicou seis anos à criação.

Fátima dos Santos Oliveira, hoje com 61 anos, participava de uma oficina de teatro em 2010 quando ganhou um panfleto. Nele, estavam escritos versos de uma poesia feita por um morador de Mogi das Cruzes. Fátima ainda não sabia, mas o conjunto de letras e rimas impressas naquela sulfite mudaria sua vida para sempre. Nesta terça-feira (26), a ex-catadora de recicláveis lança seu primeiro livro: “Meu mundo… as Poesias”.

Foram seis anos de muito aprendizado. Fátima estudou até a 5ª série e, por isso, para escrever o livro ela teria que vivenciar momentos de superação. Nada foi empecilho. Quando vinha a inspiração, escrevia as poesias do jeito que conseguia. “Eu andava sempre com um caderninho nas mãos. Indo para o trabalho, se eu tivesse alguma inspiração, parava e escrevia. Como não completei os estudos, pedi para meus amigos revisarem todos os textos, corrigirem as palavras. São rimas simples, não sou uma autora de muito conhecimento, mas quero que o mundo veja o que consigo fazer”, disse.

“Gosto da noite, só eu e ela. Gosto da rua, só ela e eu”. A inspiração do poema “Noite” veio do seu antigo trabalho. “Eu andava muito na rua quando era catadora. Passava por muitos lugares, observava todo tipo de gente. Naquela época eu já via poesia nisso tudo, só não sabia como expressá-las”, detalhou.

Fátima dos Santos, de Mogi das Cruzes guarda foto da época que era catadora de recicláveis (Foto: Fátima dos Santos/ Arquivo Pessoal)
Fátima dos Santos, de Mogi das Cruzes guarda foto da época que era catadora de recicláveis
(Foto: Fátima dos Santos/ Arquivo Pessoal)

Nascida na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, ela chegou a Mogi das Cruzes em 1986. Durante 10 anos, trabalhou como catadora de materiais recicláveis. Apesar da rotina dura, sabia que sua realização pessoal estava na arte. “Decidi que queria ser uma pessoa mais culta e, para isso, eu teria que dedicar mais tempo para estudar e conhecer coisas novas. Parei de catar recicláveis na rua quando consegui comprar meu terreno e com isso tinha mais tempo. Depois me inscrevi em tudo o que podia: teatro, canto, grupos de literatura. Foi uma mudança por dentro também”.

Em uma dessas oficinas, Fátima ganhou um texto que a aproximaria de seu sonho. “Lá, me deram um poema do Auro Malaquias, que é o bibliotecário e escritor da cidade. Eu me apaixonei por poesias aí e comecei a me interessar, perguntar como criavam”.

Gosto da noite, só eu e ela. Gosto da rua, só ela e eu”
A Noite – Fátima dos Santos

O livro traz 79 poesias que foram escritas ao longo dos seis anos. “Eu acho que minha história pode inspirar outras pessoas a escrever ou ir em busca dos seus sonhos também. Meu sonho e minha obra é simples, mas estou muito feliz e realizada”, disse. Durante o lançamento, no Casarão do Carmo, o livro será vendido por R$ 15. O endereço é Rua José Bonifácio, 516, na área central de Mogi.

Lançamento do livro “Meu Mundo…as Poesias”
Quando: 26 de abril, às 19h30
Onde: Casarão do Carmo – Mogi das Cruzes
Endereço: Rua José Bonifácio, 516, Centro
Quanto: entrada gratuita
Valor do livro: R$ 15

Fonte: http://g1.globo.com/

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Ex-catadora de recicláveis realiza sonho e lança livro de poesias"

Deixe um comentário

Translate »